EDUCAÇÃO

Polícia Ambiental e alunos juntos pela preservação do meio ambiente.

Projeto Agentes Mirins Sustentáveis acontecerá em quatro escolas de Vila Velha/ES.

Em 09/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os estudantes do 5º ano de quatro unidades da rede municipal de ensino de Vila Velha irão conhecer bem de perto o trabalho desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Cerca de 160 alunos vão participar, durante todo o ano de 2017, de uma série de atividades desenvolvidas pela equipe de militares. A ideia é fazer com que as crianças sejam multiplicadores do cuidado com o ecossistema em suas comunidades e reforçar a importância de cuidar do meio ambiente.

As ações fazem parte do projeto “Agentes Mirins Sustentáveis”, em que os alunos de Vila Velha vão participar de encontros com os policiais do BPMA. O objetivo do projeto é formar as crianças para que possam ser fiscais ambientais informais e exercer a cidadania atuando onde moram. No primeiro semestre vão participar os alunos das escolas Tuffy Nader, na Barra do Jucu, e Ulisses Alvares, em Ataíde. Serão 40 crianças em cada escola, que participarão de cinco encontros com os militares.

No segundo momento, após as férias de julho, será a vez dos alunos das escolas Profª Nair Dias Barbosa, na Ponta da Fruta, e Reverendo Waldoriro Martins Ferreira, no Xuri. Mais 40 alunos de cada escola serão beneficiados com os encontros, que acontecerão uma vez por mês. No final de cada semestre, todas as crianças receberão um certificado.

Além dos encontros no ambiente escolar, estão programadas ainda, visitas à Reserva de Duas Bocas, Área de Proteção Ambiental (APA) de Jacunem e a área de preservação da Marca Ambiental.

“O projeto é fundamental na formação de agentes ambientais mirins para a multiplicação de conceitos sociais e ambientais, e para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e bem informada”, disse a gerente do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Flavia Maciel.

Durante o curso, os policiais vão falar sobre a flora, fauna, degradação da natureza e seus componentes, entre outros assuntos. Também será realizada uma dinâmica chamada “Corpo”, que ressaltará a importância da valorização do ser humano no que diz respeito à sua igualdade física uns com os outros.

Em 2016, 40 alunos da escola Leonel de Moura Brizola, em Santa Rita, participaram do projeto. 

Secom PMVV