TEMAS GERAIS

Polícia investiga denúncia de racismo em jogos jurídicos no RJ

O estudante Maicon Nascimento, atingido por uma casca de banana durante evento.

Em 06/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Polícia Civil abriu inquérito na noite desta terça-feira (5) para investigar denúncia de ato racista durante os Jogos Jurídicos Estaduais no último sábado (2) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Maicon Nascimento, de 26 anos, foi atingido por uma casca de banana depois da partida entre estudantes da PUC-Rio e UCP, que foi campeã estadual no futebol de campo.

Maicon, que é aluno do 7º período de direito da UCP (Universidade Católica de Petrópolis), registrou a ocorrência nesta terça na 105ª DP.

"Não quero ser vítima, não quero e não preciso de ninguém com pena de mim. Mas atos racistas não passarão despercebidos", disse o aluno.

Maicon disse à Polícia Civil que não chegou a identificar a agressora.

"Sabe que a casca de banana foi arremessada por uma das integrantes de um grupo de quatro a sete torcedoras do time da PUC. Segundo o próprio, tais moças seriam namoradas dos atletas", explica Claudio Batista Teixeira, delegado da 105ª DP, acrescentando que a pessoa pode responder por injuria qualificada, pela utilização de elementos referentes a cor.

Ao G1, o estudante disse estar preocupado com a repercussão para o evento, que considera importante.

"Isso é algo que só mancha o evento. É uma competição muito grande e muito séria. Muita gente da PUC que trabalha duro o ano todo, literalmente, pra fazer um evento maneiro", afirmou.

Maicon também disse ter recebido mensagens de apoio de estudantes que representam a PUC.

"A princípio, a pessoa que fez isso nem era da delegação da PUC. Muitos da PUC me mandaram mensagens, só pra poder falar que essa pessoa não os representava", completou o aluno, que, nas redes sociais, aparece em foto participando de ato contra o racismo, em 2016.

A Liga Jurídica Estadual do Rio de Janeiro puniu a Atlética de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) depois desta e outras duas denúncias de racismo envolvendo alunos da faculdade de direito durante os Jogos Jurídicos.

O caso gerou repercussão nas redes sociais. Universidades fundadoras da Liga, responsável pelos Jogos Jurídicos Estaduais do Rio de Janeiro, publicaram uma nota da organização de repúdio aos casos de racismo e enumerando as punições aplicadas à PUC do Rio.

"Não tergiversamos em combater qualquer forma de manifestação de racismo por meio de punições disciplinares e preservaremos o esforço de contínua melhoria das políticas de promoção da diversidade e da igualdade racial em nossa Universidade", diz comunicado da universidade.

A Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários e o Departamento de Direito da PUC-Rio decidiram constituir Comissão Disciplinar para averiguação das informações e, caso confirmada a veracidade, a apuração e individualização das responsabilidades de membros do corpo discente.

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)