TEMAS GERAIS

Polícia Federal investiga crimes de corrupção contra Petrobras

Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos.

Em 21/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

As investigações constataram que um empresário usou contratos de prestação de serviços fictícios com a Petrobras para realizar pagamentos ilícitos.

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crime de corrupção cometido contra a Petrobras. Os mandados da Operação Laissez Faire, Laissez Passer foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, e estão sendo cumpridos em Niterói, no Rio de Janeiro.

Segundo a PF, o esquema de corrupção ocorreu na antiga Diretoria de Abastecimento da estatal. As investigações constataram que um empresário usou contratos de prestação de serviços fictícios com a Petrobras para realizar pagamentos ilícitos a uma secretária da diretoria, a um ex-diretor da companhia e a um parlamentar responsável pela indicação do diretor.

A operação tem como base uma colaboração premiada de um empresário investigado. De acordo com a PF, os recursos ilícitos foram usados para custear, por exemplo, obras no apartamento do então diretor e para pagar mensalidades do curso universitário do filho da secretária. Também teriam sido entregues quantias de dinheiro, em espécie, ao gabinete do parlamentar. Os nomes dos investigados não foram revelados.

O nome da Operação Laissez Faire, Laissez Passer significa, no idioma francês, "deixai fazer, deixai passar". De acordo com a PF, a investigação policial recebeu esse nome por conta da "aparente banalidade e perspectiva de impunidade com que crimes teriam sido praticados nas mais diversas esferas hierárquicas da empresa vítima". (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Publicada lei que proíbe sacrifício de animais pelas zoonose
Repatriar: O drama das crianças brasileiras deportadas ao Haiti
Voos cancelados e escolas fechadas por foco de covid na China
Governo lança campanha de apoio voltada à atividade circense
Procon de Vitória alerta para variação de preços do kit covid
Inundações deixam mais de 100 mortos na Índia e no Nepal
Coreia do Norte dispara míssil balístico para o mar do Japão
China elabora lei que pune pais por mau comportamento dos filhos
Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão
CPI vai propor pensão para órfãos de vítimas da covid-19
PF desarticula contrabando de terras indígenas venezuelanas

TAGS:
PETROBRAS | POLÍCIA FEDERAL | INVESTIGAÇÃO | CORRUPÇÃO | OPERAÇÃO