CIDADE

Polo Tecnológico de Serra ganha laboratório de inovação

O laboratório de inovação SenaiLab é uma novidade no Espírito Santo.

Em 28/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Secom/PMS

Para fortalecer ainda mais o ambiente de negócio e de inovação em Serra, o polo tecnológico do município ganhou um ambiente colaborativo de construção e compartilhamento de ideias, que une teoria e prática. O laboratório de inovação SenaiLab é uma novidade no Espírito Santo e está situado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Civit I.

“Não existe país ou cidade sem inovação. É através dela que vamos aumentar a produtividade, melhorar o ambiente de negócio e reaquecer a economia. O Polo Tecnológico de Serra já está  encurtando a distância entre empresas, acadêmicos e estudantes. Tenho certeza que esse investimento do Senai na cidade vem fortalecer ainda mais a formação dos nossos estudantes”, disse o prefeito de Serra, Audifax Barcelos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento de Serra, José Eduardo Azevedo, Serra tem se fortalecendo com o projeto Inova Serra, que visa atrair empresas, gerar emprego, renda, inovação e entregar soluções à sociedade.

“Estamos satisfeitos com mais essa iniciativa do Sesi em Serra. Os estudantes estão sendo desafiados a construir projetos que solucionem problemas reais, tendo à disposição ferramentas manuais e tecnológicas que estimulam ideias de melhorias para as empresas e o cotidiano da sociedade”, disse Azevedo.

O local conta com impressoras 3D avançadas, ferramentas, espaço de desenvolvimento de oficinas makers, bancadas de eletrônica e estações de solda. “Criamos um ambiente colaborativo que proporciona aos empreendedores e alunos gerarem conexões, resolver desafios, desenvolver projetos de inovação e realizar cursos e oficinas”, contou Poline Fialho, Gerente da Regional Serra Sesi/Senai.

LEIA TAMBÉM

Serra e Bélgica estreitam relações comerciais 

A fim de estreitar as relações comerciais, incentivando o desenvolvimento de negócios entre empresários da Bélgica e do Espírito Santo, o cônsul honorário da Bélgica, Jean-François Levitre, e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Bélgica, Rudinei Carapinheiro, anunciaram que vão criar, no início do ano que vem, uma Câmara de Comércio em Serra.  

“Essa novidade significa oportunidade para  Serra, que poderá estreitar as relações comerciais com esse país e aumentar as chances de investimentos das empresas belgas na cidade e no Estado do Espírito Santo”, destacou o prefeito de Serra, Audifax Barcelos. 

Segundo Jean-François Levitre, a escolha por Serra se deve à importância do município no Estado e pelo dinamismo que vem apresentando.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Eduardo Azevedo, explicou que a Câmara de Comércio em Serra vai ajudar a articular parcerias entre empresas brasileiras, serranas e belgas. “Essa iniciativa vai estreitar as nossas relações e criar diversas oportunidades para o município. A Bélgica é um país que se caracteriza por grandes polos logísticos, um sistema portuário eficiente e por ser uma porta de entrada para a Europa”, destacou. 

O anúncio foi feito durante reunião, na última segunda-feira (25), entre o prefeito de Serra e representantes da Bélgica. Durante o encontro, Audifax destacou as qualidades e os investimentos que estão sendo realizados no município e ouviu do cônsul e do presidente da Câmara de Comércio sobre a Bélgica e sua capacidade de investimento. 

Participaram do encontro, além do prefeito de Serra, Audifax Barcelos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo, a secretária de Comunicação, Isabela Lamego, bem como Rudinei Carapinheiro, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Bélgica, Jean-François Levitre, cônsul honorário da Bélgica, e o perito imobiliário Amaro Coutinho.