TEMAS GERAIS

Porto de Vitória vai ter sistema para controle de tráfego.

Intuito é garantir mais eficiência e contribuir para aumentar competitividade.

Em 31/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Porto de Vitória vai receber, até o final do primeiro semestre de 2016, um sistema automatizado de controle de tráfego de embarcações, o chamado VTMIS, que vai garantir mais eficiência e contribuir para o aumento da competitividade nas operações do Espírito Santo.

O diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Claudio Santana Montenegro, explicou que o sistema vai melhorar a segurança de tráfego e reduzir o tempo ocioso dos berços de atracação.

No quesito segurança, ele detalhou que o VTMIS vai permitir que a Codesa monitore de modo muito mais preciso todas as atividades ligadas às embarcações e ao complexo portuário, como verificação de velocidade dos navios, medição das marés e dos ventos, acompanhamento via radares e câmeras com capacidade de captura de imagens a longas distâncias.

“Tudo isso monitorado a partir de um centro de controle operacional”, afirmou, ao citar que o Porto de Vitória será o primeiro porto público do Brasil a receber essa tecnologia.

Montenegro acrescenta que o volume e a precisão das informações vão contribuir para reduzir o tempo entre uma desatracação e uma atracação.

“Hoje, leva-se de 10 a 12 horas entre desatracar um navio e trazer outro em função das características do canal de acesso. Mas, com o sistema, vamos conseguir reduzir de 10% a 20% esse tempo, o que nos ajudará no ganho de eficiência, redução de custos”, disse.

O presidente contou, ainda, que o investimento no VTMIS é de R$ 22 milhões e o comparou com um sistema de controle de aeronaves. “O VTMIS é como um sistema de radar em aeroportos. Possibilita que o porto seja operado por instrumentos em condições de tempo e visibilidade em que normalmente não seria possível”, explicou.

Fonte: G1-ES