TEMAS GERAIS

Porto Rico vai revisar nº de mortos pelo furacão Maria

Governo conta 64 vítimas, mas levantamento de jornal aponta 1.052 mortes.

Em 18/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O jornal americano "New York Times" afirmou, nesta segunda-feira (18), que o governo de Porto Rico ordenou uma "recontagem e revisão" no número de mortos pelo furacão Maria, que assolou a localidade em setembro deste ano.

De acordo com dados oficiais divulgados pelo governo, o total de mortos foi de 64 pessoas. Uma contagem independente conduzida pelo jornal americano, no entanto, aponta que 1.052 morreram em consequência da temperstade.

A diferença, segundo o "New York Times", se dá pelo método empregado por cada instituição. No caso do jornal - e de outros meios de comunicação que também conduziram contagens independentes - são consideradas mortes causadas, por exemplo, por conta da falta de estrutura que foi motivada pela passagem do Maria.

De acordo com o jornal, a revisão vai envolver entrevistas com familiares e com os médicos que assinaram o atestado de morte dos pacientes.

Uma pessoa que tenha morrido por ataque cardíaco, por exemplo, pode entrar na lista de mortes causadas pelo Maria caso o ataque tenha sido causado por stress relacionado ao fenômeno natural ou ainda caso o socorro tenha levado muito tempo a chegar por conta de estradas em más condições após a passagem do Maria por Porto Rico.

Em um comunicado, também divulgado pelo jornal, o governador Ricardo A. Rosselló reconhece que o número oficial de mortos pode estar subnotificado. "Isso vai alem de números, é sobre vidas: pessoas reais, que deixaram entes amados e familiares", disse.

(Foto: Ricardo Arduengo/AFP)