TEMAS GERAIS

Portuários paralisam atividades no Terminal de Vila Velha, no ES.

Cerca 180 trabalhadores cruzam os braços exigindo mudanças na escala.

Em 11/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os portuários do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo, administrado pela Log-In, começaram uma paralisação por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (11). Os trabalhadores reivindicam mudanças na escala de trabalho.

Segundo o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), que representa a categoria, 180 trabalhadores vão cruzar os braços, o que representa 97% da operação do porto.

Eles protestam contra o corte do adicional noturno e de turno, que representam respectivamente 20% e 18% do salário dos portuários.

A mudança ocorreu em julho, após uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) que apontou irregularidades na escala dos trabalhadores, que trabalhavam 12 horas por dia.

Para a superintendente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (CentroRochas), Olívia Tirello, só o setor de rochas deverá amargar cerca de R$ 600 mil por semana de prejuízo com a paralisação.

Segundo o Suport-ES, representantes do sindicato e da Log-In fazem nesta terça, às 9h, uma nova rodada de negociações.

O presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação (Sindiex-ES), Marcílio Machado lamentou a paralisação no porto. Ele comenta que o estado vinha crescendo na exportação em setembro, com as produções de rochas e café sendo escoadas pelo Terminal de Vila Velha.

Machado ainda estima que mais de 200 empresas, entre despachantes, transportadoras e aduaneiros, serão prejudicados.

Em nota, o Terminal de Vila Velha destacou que “está tomando as providências necessárias para garantir a continuidade das operações e reduzir impactos aos clientes”.

O terminal informou ainda que vem negociando um Acordo Coletivo de Trabalho com o Suport-ES desde fevereiro passado, com o objetivo de alcançar um entendimento, seguindo os procedimentos legais.

Fonte: g1-ES