TEMAS GERAIS

Praça do Cauê ganha grafite que reforça a luta contra a Aids

A praça do Cauê, que está sendo revitalizada, em Santa Helena.

Em 01/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A praça do Cauê, que está sendo revitalizada, em Santa Helena, ganhou uma galeria de arte a céu aberto. O muro do espaço recebeu um trabalho de grafite da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A ação "Conexões MSF" se propõe a levar para as regiões visitadas uma intervenção artística duradoura para manter viva a lembrança da ajuda humanitária. A partir de relatos de profissionais da organização sobre suas experiências em diversas situações, artistas convidados representam com sua arte o que interpretam dos textos. Com isso, as histórias ganham forma e cor e contextualizam as realidades enfrentadas.

Em Vitória, a produção do "Diário de Arte" foi do Coletivo FG Crew (Liam - Starley - Keka - Moris – Dentin), inspirada em projetos de atendimento a pessoas com HIV. O grafite foi inspirado em experiências de profissionais de MSF que trabalharam em projetos voltados para o diagnóstico e atendimento de pessoas que vivem com HIV. A entrega acontece nesta sexta (1º), às 11 horas, marcando assim o Dia Internacional de Combate à Aids.

Apoio

A ação tem o apoio do Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do projeto "A Arte é Nossa".

Revitalização

A revitalização da praça do Cauê, em Santa Helena, está nas últimas semanas. A primeira ação foi a demolição dos muros que cercavam a praça e a retirada dos gradis. Entre outras melhorias, o espaço vai ganhar caminhos para ampliar a circulação de pedestres, rampas de acessibilidade e novo paisagismo.

A Prefeitura de Vitória desenvolveu um projeto para tornar o espaço mais humano e acolhedor para os moradores. Ele contempla a manutenção das quadras de tênis e poliesportivas cercadas, ajustes nos jardins, além da disposição de espaços de caminhadas.