CIDADE

Praias de Vitória tem 20 pontos próprios para banho de mar

Praias lotadas e sol fervendo atrai banhistas para aproveitarem as praias da capital.

Em 31/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Leonardo Silveira

Praias lotadas e sol fervendo. Motivos de sobra para os banhistas aproveitarem as praias de Vitória. A capital tem 20 pontos próprios para banho, conforme nova classificação de balneabilidade, válida até a próxima quinta-feira (7). 

A Curva da Jurema, a Guarderia, as praias do Canto e Santa Helena e todos os pontos da Ilha do Boi e da Ilha do Frade estão liberados para um refrescante banho de mar. 

Na orla de Camburi, nove pontos estão liberados. Só está interditado o ponto 9, no Canal de Camburi (50 metros após o píer de Iemanjá).

Indicação

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de águas em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.

Garis fazem limpeza diária nas praias

Logo no início da manhã, as equipes de garis saem para fazer a limpeza em todas as praias do município, proporcionando aos frequentadores e turistas ambientes mais agradáveis. Além disso, eles também fazem a limpeza das ciclovias.

Garis iniciam os trabalhos logo após o nascer do sol - Foto: Central de Serviços

Na areia, os profissionais recolhem, principalmente, restos de alimentos, garrafas pet, palitos de picolé, espetinhos de churrasco, guimbas de cigarro e copos descartáveis.

VERÃO COM SAÚDE: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

"Queremos pedir a colaboração das pessoas que frequentam as nossas praias para que depositem seus resíduos nos devidos lugares. Isso contribui para o meio ambiente e o bem-estar de todos", disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim Gonçalves.

Tatuí

Tem também o "tatuí" (limpadora mecanizada de praia), que passa nas areias das praias de Camburi e Curva da Jurema. Esse serviço consiste na limpeza através de peneiramento e retenção de pequenos resíduos, os quais ficam armazenados no compartilhamento da limpadora.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

"Por mês, só de limpeza da areia, com o peneiramento feito pelo tatuí, tiramos em média 1,1 toneladas de resíduos das praias. No total, na limpeza da orla, contando lixo domiciliar dos prédios, varrição da orla, retirada de resíduos das papeleiras (lixeiras de poste) e manilhas que ficam na areia da praia, coletamos em torno de 6 toneladas de lixo por dia nas praias", completou Leonardo.

Vai começar segundo período da andada do caranguejo

O segundo período de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) acontece entre 6 e 13 de fevereiro.

Nesse período, estarão proibidos a cata, o transporte, a manutenção em cativeiro, o armazenamento e a comercialização do crustáceo no Espírito Santo, inclusive proveniente de outros estados, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).

Entende-se por "andada" o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

A proibição visa à preservação e à reprodução da espécie, assim como à recomposição da fauna, evitando o desequilíbrio do ecossistema.

A medida também visa garantir que o número de indivíduos da espécie seja suficiente para a continuidade da atividade exercida pelas comunidades tradicionais que sobrevivem da cata e da comercialização do crustáceo.

Ações educativas

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental, realizará diversas atividades educativas, visando sensibilizar a população quanto à importância do ecossistema manguezal e à necessidade de preservá-lo.

Andada do caranguejo foi dividida em quatro períodos - Foto: Divulgação Semmam

As equipes de educadores ambientais visitarão hotéis e fixarão cartazes em ônibus, bares e restaurantes, além de fazer abordagens nos equipamentos da Orla Noroeste, nestas segunda (4) e terça (5).

VERÃO COM SAÚDE: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

"Nosso papel principal é informar para consumidor e estabelecimentos comerciais a importância da andada e da não comercialização do crustáceo, inteiro ou em partes isoladas. Educar será a nossa principal meta, mas se a lei não for cumprida, nossa fiscalização estará nas ruas para exercer seu papel e punir os infratores", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.