TEMAS GERAIS

Prédio da Ufes é interditado após queda de parte de gesso do teto.

Prédio de Multimeios está passando por reforma.

Em 12/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Prédio de Multimeios do Centro de Artes da Ufes, conhecido pelos alunos como Bob, foi interditado na manhã desta terça-feira (11), após pedaços do gesso do teto caírem em uma sala de aula. Todas as aulas desta terça-feira foram transferidas para outros prédios.

O prédio conta com salas de aula usadas, principalmente, pelos cursos do centro, como cinema, jornalismo, publicidade e propaganda, desenho industrial e música. Ele ainda conta com laboratório de informática, estúdios de música, fotografia, vídeo e áudio, além de ilhas de edição de imagem.

O estudante de cinema e audiovisual Willian Loyola conta que a situação começou a piorar depois da chuva da noite de domingo (9). Na manhã de segunda-feira (10) era possível ver muita água no chão dos corredores e das salas.

Segundo estudantes, vários equipamentos ficaram molhados, incluindo computadores e teclados da sala de música. Vídeos gravados pela estudante de cinema Juliana Monteiro, na segunda-feira, mostram água pingando do teto do prédio e molhando o chão. 

O prédio passa por reforma desde o início de 2014. "Quando entrei hoje [terça-feira], pela manhã, estava bem caótico. Como está acontecendo a obra, eles tiraram o telhado e deu vazão no gesso. Equipamentos foram molhados, principalmente no segundo andar. O teto da sala de música caiu, teclados foram molhados, tem vários locais ameaçando cair. Está pingando muita água em cima do gesso, tá um brejo, tem uma funcionária puxando água", conta Willian.

O Centro Acadêmico de Cinema e Audiovisual já fez ações pedindo a conclusão das obras, que se arrastam por mais de um ano. "Essa obra é uma novela enorme, parada desde 2014, com entra e sai de empresa. Agora, uma empresa entrou e está mexendo no prédio. A reitoria não tava fazendo diálogo, a gente sente que o prédio tá abandonando, a reitoria não tem se preocupado com a situação. Isso já aconteceu outras vezes, de encher de água. É dinheiro publico sendo jogado fora", conta o estudante.

Antes da nova etapa de obras, o prédio apresentava mofo e más condições. Estudantes contam que é comum não ter aula no prédio depois de chuvas fortes.

"A gente já teve aula na sala 201, que tinha isolamento acústico caindo, mofo muito forte, muitos alunos até passavam mal. Ela passou por uma reforma no início do período e está melhor, pintada. Eles consertaram o telhado, porém agora choveu e está bem caótico", lembra Willian.

Ufes
Por meio de nota, a Prefeitura Universitária confirmou que parte do forro de uma sala do prédio Multimeios do Centro de Artes caiu no início da manhã desta terça. A queda ocorreu devido a uma obra que está sendo realizada no local e que prevê reparos em todo o prédio.

O acesso ao segundo andar do prédio foi interditado temporariamente e as atividades que são realizadas no local estão sendo remanejadas para outros espaços. A previsão é que o acesso ao segundo andar seja liberado até o final deste mês.

A Assessoria de Comunicação da Ufes não informou a empresa responsável pela obra.

Fonte: G1-ES