EDUCAÇÃO

Prefeitura de Serra define o calendário de volta às aulas 2021

Alunos das séries finais retornam antes, até chegar a vez dos estudantes das séries iniciais.

Em 29/01/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/Acervo PMS

Todos os insumos necessários para garantir a segurança de alunos e funcionários no ambiente escolar já foram adquiridos pela Prefeitura de Serra

A Secretaria de Educação de Serra (Sedu) definiu que a volta às aulas na rede municipal ocorrerá no dia 1º de março, respeitando o mapa de risco do coronavírus no Espírito Santo. Foram semanas de diálogo, vistorias em unidades de ensino e reuniões do Grupo de Trabalho, formado por profissionais de Educação do município, para definir o modo mais seguro de retorno às atividades escolares.

A volta será escalonada, ou seja, alunos das séries finais retornam primeiro, até chegar a vez dos estudantes das séries iniciais. O modelo definido das aulas presenciais será o híbrido, que é quando na semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade fica em casa, e na semana seguinte essa ordem é invertida. Dessa forma, garante-se o distanciamento seguro entre os estudantes nas salas de aula.

Assim como ocorrerá nos outros municípios da região metropolitana, na Serra, inicialmente os pais poderão escolher se mandam os filhos para a escola ou se eles ficarão em casa e receberão o conteúdo de forma remota, pelo celular ou computador. Novas tecnologias estão em fase de implantação para que todos os alunos e professores tenham total acesso às plataformas adotadas.

Segurança dos alunos

Todos os insumos necessários para garantir a segurança de alunos e funcionários no ambiente escolar já foram adquiridos pela Prefeitura de Serra, como álcool em gel, sabonete líquido e máscaras, que serão distribuídas gratuitamente a todos.

Além disso, serão realizadas adequações estruturais, como a construção de mais banheiros e a abertura de janelas em algumas unidades de ensino, entre outras melhorias, como forma de atender as medidas de biossegurança determinadas pelas Normas Reguladoras 1 e 2, da Secretaria Estadual de Saúde. 

O calendário

1º de março: 8º e 9º anos
15 de março: 5º ao 7º ano
1º de abril: 1º ao 4º ano

Ainda não há previsão de volta às atividades presenciais para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra.

“As crianças matriculadas nos CMEIs são muito pequenas e não têm o discernimento sobre distanciamento social. Não podemos colocá-las em risco, nem as suas famílias. Assim que for possível, vamos divulgar a data de início das atividades remotas para esses alunos”, informou o secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes. (Com informações da Secom/PMS)