CIDADE

Prefeitura de Vila Velha organiza ações para a temporada de verão

Várias ações estão programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Em 15/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Com a proximidade da estação mais quente do ano, várias ações estão programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para execução do Plano Verão Vila Velha 2018/2019 com vistas à prevenção de doenças e promoção da saúde de moradores, turistas e visitantes do município.

Vários setores da Semsa estão mobilizados como vigilâncias em saúde ambiental, sanitária e epidemiológica, centro de referência de infecções sexualmente transmissíveis, saúde mental e nutrição.

As atividades vão envolver abordagens de conscientização em pontos definidos na orla de Vila Velha, shoppings, terminais de ônibus e supermercados com panfletagem educativa, testes rápidos, orientação de alimentação saudável durante o verão e aulas de práticas integrativas nas praias.

Verão sem dengue

Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS): exposição do ciclo de vida do mosquito, panfletagem com orientação sobre o controle do mosquito transmissor da dengue, jogos lúdicos-pedagógicos para as crianças com o tema “controle do Aedes aegypti”.

Local: Principais praias do município, hipermercados, shoppings, feiras livres, terminais rodoviários, praças do pedágio da Rodosol de Guarapari e Vitória-Vila Velha.

Além das ações voltadas para o controle do mosquito transmissor do vírus da dengue e demais arboviroses, o “Verão sem dengue” também vai orientar o cidadão sobre as doenças transmitidas por pragas urbanas, inclusive com exposição de seus transmissores/vetores/hospedeiros. Abordará também sobre posse responsável, o qual orienta sobre a responsabilidade civil sobre as atividades do animal de estimação.

Vigilância Sanitária

Projetos em andamento como o Selo Qualidade Turística e Sanitária com programação de inspeções pela Visa para fins de validação das informações fornecidas pelos inscritos, palestras sobre boas práticas e qualidade de atendimento, manipulação de alimentos, qualidade dos produtos apresentados, procedência de produtos, descarte de resíduos.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

 Abordagem nas praias sobre a necessidade de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de materiais de conscientização e preservativos. Testes rápidos serão ofertados nos finais de semana de janeiro e fevereiro. 

Saúde mental 

 Promoção de atividades alternativas como aulas de ioga e tai chi chuan (arte praticada no mundo todo apreciada no ocidente especialmente por sua relação com a meditação com a promoção da saúde), oferecendo aos que vivem nas grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

Alimentação saudável

O Departamento de Programa Especiais da Semsa promoverá ações de orientação nutricional e panfletagem educativa sobre alimentação saudável e a qualidade de alimentos típicos comercializados nas praias.