CIDADE

Prefeitura de Vitória faz balanço parcial das operações

Nas ações deste domingo (14), entre 15h às 21h, 14 estabelecimentos foram vistoriados.

Em 15/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMV

Pelo terceiro dia de Carnaval, o Comitê Integrado em Combate à Covid-19 de Vitória, composto pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), de Segurança Urbana (Semsu), de Meio Ambiente (Semmam), pela Vigilância Sanitária, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, esteve, juntamente à Guarda Civil Municipal, realizando a fiscalização de espaços comerciais.

Em balanço parcial das ações deste domingo (14), contabilizando apenas o turno de 15h às 21h, 14 estabelecimentos foram vistoriados, sendo um em Resistência, dois em Nova Palestina, oito na Ilha das Caieiras, um no bairro Grande Vitória, um em Santo Antônio e um no Centro.

Dois estabelecimentos em Nova Palestina tiveram as atividades paralisadas. Foi constatado que um bar estava cometendo irregularidades no protocolo de segurança e funcionamento fora do horário permitido. Outro na mesma região estava fora do horário permitido. Os demais estavam fechados ou encerrando atividades.

Equipes da Sedec fizeram monitoramento preventivo, desde às 8h, nos seguintes locais: Praias (Ilha do Boi, Ilha do Frade, Curva da Jurema e Camburi), sem constatação de irregularidades; Centro teve apenas um restaurante que não cumpriu o horário de fechamento e teve a atividade paralisada; no Triângulo, apenas dois estabelecimentos não cumpriram o horário e também foram orientados a fechar; por fim, na Rua da Lama não houve constatação de irregularidade.

Sábado

No sábado (13), 13 estabelecimentos foram vistoriados. No Centro, nove tiveram as atividades paralisadas por irregularidades nos protocolos de segurança e/ou funcionamento fora do horário permitido.

Um bar em Jardim Camburi e um restaurante na Praia do Canto apresentaram irregularidades nos protocolos de segurança. As equipes abordaram, orientaram os proprietários e, só saíram do local, após a adequação da situação às normas.

As equipes da Sedec fizeram monitoramento nas praias, no Centro, em Itararé, no Triângulo e na Rua da Lama, com abordagens preventivas aos estabelecimentos, assim como aos ambulantes, desde às 8h.

Foram monitoradas as praias de Camburi e da Curva da Jurema, sem constatação de irregularidades. Em Itararé, pela manhã, houve uma ação conjunta com a Guarda Civil Municipal, frente a suspeita de comercialização de abadás e organização de um bloco de rua mas, não houve comprovação da irregularidade.

No Centro, abordagens e a retirada de ambulantes foram necessárias, inclusive, com apreensão de cinco mesas que foram postas na rua para consumo de bebidas. Todos os comércios estavam fechados por volta das 23h.

Já no Triângulo das Bermudas e na Rua da Lama, foram feitas abordagens aos estabelecimentos e também ao comércio ambulante. Nas duas regiões, todos os espaços fecharam por volta das 22h.

Sexta-feira

Na sexta-feira (12), foram 19 estabelecimentos vistoriados, sendo sete em Jardim Camburi, cinco no Centro, quatro na Praia do Canto e três em Jardim da Penha.

Um deles, no Centro, estava com funcionamento irregular (fora do horário permitido) e teve a atividade paralisada. Houve intimação pela Sedec e notificação pela Vigilância Sanitária.

No momento da vistoria, 14 estabelecimentos já estavam fechados. Os demais foram orientados, sem constatação de irregularidades. As equipes da Sedec que estavam no Centro, no Triângulo e na Rua da Lama, fizeram abordagens preventivas aos espaços comerciais, assim como aos ambulantes, desde às 12h. Nenhuma irregularidade foi constatada na ocasião. (Com informações da Secom/PMV)