CIDADE

Prefeitura de Vitória abriu concurso para professores

As provas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 27 de outubro.

Em 06/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Flávio Almeida - Secom/PMV

Ótima notícia para quem deseja atuar no magistério da capital. A Prefeitura de Vitória abriu concurso com 172 vagas, além de cadastro de reserva, para professores na rede municipal de ensino. 

A seleção será organizada pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). O edital foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (6).

"Essa era uma notícia muito esperada. Nós tivemos que ajustar as finanças do Município de Vitória, equilibrar e trabalhar cuidadosamente para chegar nesse momento tão importante do concurso público que agora está sendo anunciado na Educação da capital e, como eu disse, era uma notícia muito esperada por todos", disse o prefeito Luciano Rezende.

Qualidade da educação

"Não há excelência na escola publica, tampouco avanço na qualidade da educação, sem a permanência e continuidade dos docentes, que são a essência do processo ensino-aprendizagem. Estamos cuidadosamente organizando esse concurso, a fim de selecionar os melhores professores para atuar nos Cmeis e Emefs de Vitória, inserindo importantes e estratégicas inovações, como o peso maior para as provas objetiva e discursiva, que aferem os conhecimentos e a competência docente, com ênfase nos saberes das metodologias de ensino, correspondente à média de 60%, sobrepondo-se à prova de títulos. Outro destaque será a obrigatoriedade da participação dos novos profissionais na jornada de aprofundamentos, tendo como principal objeto de estudo as Diretrizes Curriculares da Educação Municipal e seus projetos estruturantes, que precederão a atuação na sala de aula. Estamos trabalhando e organizando todo o cronograma para que esses novos professores efetivos iniciem suas atividades nas unidades de ensino ainda no 1º trimestre letivo de 2020", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Ela complementou: "Também entendemos que a preparação para o concurso público também é um momento formativo, pois, por meio dos conteúdos programáticos pré-estabelecidos, o candidato passa a ter contato com a filosofia e a visão da Educação em Vitória".

Vagas

Haverá vagas para os seguintes cargos: 

  • Professor de Educação Básica I - PEB I

  • Professor de Educação Básica II - PEB II

  • Professor de Educação Básica III – PEB III

  • Professor de Educação Básica III – PEB III - Dinamizador de Artes 

  • Professor de Educação Básica III - PEB III - Dinamizador de Educação Física

  • Professor de Educação Básica III – PEB III – Educação Artística

  • Professor de Educação Básica III – PEB III – Educação Física 

  • Professor de Educação Básica III – PEB III – Geografia 

  • Professor de Educação Básica III – PEB III – História

  • Professor de Educação Básica III – PEB III – Língua Inglesa

  • Professor de Educação Básica III – PEB III – Língua Portuguesa

  • Professor de Educação Básica III – PEB III – Matemática

  • Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Coordenador de Turno

  • Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Em Função Pedagógica

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas no site www.ibade.org.br, deste sábado (7) até o dia 7 de outubro, no valor de R$ 57,00. Nesse endereço, constam o edital, a ficha de inscrição e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição.

Para quem não tiver acesso à internet, as inscrições serão realizadas no posto de atendimento localizado na rua Italina Pereira Motta, n° 15, loja 9, edifício Boulevard Saint Germain, em Jardim Camburi, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas (exceto sábados, domingos e feriados).

Etapas

O concurso será composto de três etapas:

1ª Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Etapa: Prova Discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
3ª Etapa: Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório.
* Ao final de cada etapa, o resultado será divulgado no site www.ibade.org.br.

As provas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 27 de outubro. 

LEIA TAMBÉM

Sessão de fotos aumenta participação de gestantes em ações educativas em Itararé

A gravidez é um momento especial para as mulheres, mas que exige uma série de cuidados e preparações para receber o bebê. Por isso, a assistente social Ivony Bubach Fontes e a enfermeira Josiane Marinho Salvador organizaram o curso para gestantes "Pré-Nascer" na Unidade de Saúde (UBS) de Itararé no município de Vitória.

Gestantes passam por sessão de fotos na Unidade de Saúde de Itararé. Foto: André Sobral - Secom/PMV

Para garantir mais adesão e frequência das futuras mamães, elas organizam uma sessão de fotos todos os meses na US. A estratégia tem dado certo e os encontros das gestantes estão cada vez mais cheios.

Ensaio fotográfico é uma das ações do curso para gestantes "Pré-Nascer". Foto:André Sobral - Secom/PMV

"Nós vemos o quanto essas fotos melhoram a autoestima delas. Isso as fortalece enquanto mães, tanto agora, durante a gestação, quanto depois, nos cuidados com o recém-nascido", explica Ivony.

Dúvidas e sonho

Jaqueline de Souza Guedes, 28 anos, com 33 semanas de gestação, já participou de todos os encontros organizados pela equipe de saúde. Ela afirma que, mesmo na quarta gravidez, aprendeu muito. "Cada gravidez é diferente da outra. E aqui eu tirava dúvidas com a Ivony e a Josiana, que me tranquilizavam. Eu recomendo muito às gestantes".

Jaqueline conta que as fotos foram a realização de um sonho. “Me empolguei tanto que tirei algumas fotos até com meu marido e meus outros filhos também. Foi maravilhoso”.

Orientações

Rayane Ribeiro Pereira, de 27 anos, soube do grupo de gestantes na primeira consulta com a enfermeira Josiane. "Receber as orientações sobre gestação e cuidados com o bebê diretamente dos profissionais de saúde nos dá muita segurança, especialmente para quem é mãe de primeira viagem. E, além de tudo, ainda ganhar uma sessão de fotos aqui na unidade é incrível", afirma.

Empenho

Josiane Salvador explica que toda a equipe se empenhou na realização das fotos. Agentes comunitários de saúde, estudantes graduandos da área de saúde da Emescam e outros servidores levaram materiais e brinquedos para montar os cenários.

Stephani Nicoly de Angeli Zucoloto foi uma das voluntárias, maquiando as gestantes. "Essa é minha primeira experiência como voluntária e está sendo muito gratificante participar desse momento especial nas vidas delas".

A fotógrafa Esther Martins dos Anjos é moradora de Itararé e também participa do projeto como voluntária, levando, inclusive, as roupas para as gestantes posarem. "A pessoa se transforma quando é fotografada. E quando elas se veem nas fotos, eu vejo o quanto elas ganham em autoestima, vejo como ficam emocionadas, e isso já paga o meu trabalho", declara.

Pré-Nascer

O projeto do grupo de gestantes Pré-Nascer consiste em sete encontros quinzenais, onde são abordados diversos assuntos relacionados à gestação e à maternidade, como a importância do pré-natal, as mudanças que acontecem no corpo da gestante, paternidade, aleitamento materno, preparação para o parto, direitos da gestante e cuidados com o recém-nascido.

Após esses encontros, as gestantes fazem uma visita à uma maternidade. Essa dinâmica também ajuda as futuras mamães a tirar dúvidas, compartilhar histórias e sentimentos com outras mulheres que estão vivendo o mesmo momento de vida.

As gestantes são convidadas pela equipe de saúde nas primeiras consultas a participar do grupo. Mas quem quiser participar pode procurar seu agente comunitário de saúde e se informar.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL