CIDADE

Prefeitura de Vitória investirá R$ 400 milhões em todos os bairros

O contrato foi assinado pelo prefeito Luciano Rezende em Brasília (DF).

Em 15/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

Vitória firmou financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a primeira etapa do Plano de Ação Vitória Sustentável (Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória), no valor de R$ 400 milhões, para investimentos em diversas áreas na capital. O contrato foi assinado pelo prefeito Luciano Rezende em Brasília (DF). 

Os recursos vão beneficiar os 80 bairros de Vitória e serão destinados para obras de infraestrutura e equipamentos urbanos, implantação de passeios contínuos com ciclovias, píeres, atracadores de barcos, deques, praças, paisagismo, arborização urbana, contenção de encostas, recuperação de áreas degradadas de manguezal e de nascentes, estudos para planos de manejos de unidades de conservação, reforma e construção de escolas, unidades de saúde, entre outras.

"Esse plano de investimento e modernização de Vitória foi desenvolvido através do estudo da situação fiscal da cidade. O banco escolheu poucas cidades, sendo aquelas que ele sabe que a gestão fiscal é de excelência, para que pudesse oferecer um plano de modernização, de macrodrenagem, segurança pública, saúde, educação, a nova orla da baía noroeste, que vai dar dignidade e vai igualar as duas orlas da cidade, beneficiando São Pedro, Santo Antônio e a orla interna da Grande Maruípe", comemorou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

Ele completou: "É um programa de modernização de toda a infraestrutura da cidade, inclusive de equipamentos de cidade inteligente para que possamos nos próximos anos ter uma cidade ainda melhor. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que contribuíram com esse momento histórico, onde fomos selecionados entre pouquíssimas cidades da América Latina para receber esse programa de modernização".

Programa

O Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, que tem como principal objetivo contribuir para a redução da desigualdade urbana e socioeconômica, da vulnerabilidade e da degradação ambiental em Vitória, melhorando a qualidade de vida no município.

Serão realizadas obras de requalificação urbana na Orla Noroeste, desde São Pedro até Resistência, com a implantação de passeios contínuos com ciclovia, píeres, atracadouros de barcos, deques, praças, paisagismo e arborização urbana.

Ainda serão investidos recursos em meio ambiente para recuperação de áreas degradadas e de nascentes, contenção de encostas, estudos para Planos de Manejos de Unidades de Conservação, dentre outros, além de projetos de modernização da administração municipal, como a implantação do Centro de Cooperação da Cidade, que permitirá maior integração e dinamicidade na gestão da cidade.

MAIS NOTÍCIAS

Recapeamento asfáltico vai começar pela avenida Vitória

A avenida Vitória será a primeira a receber recapeamento asfáltico. A faixa que recebe um fluxo de veículos mais pesados - por onde passam os ônibus - será refeita com concreto, e não asfalto.

Avenida Vitória começará a receber recapeamento asfástico.  Foto: Elizabeth Nader

"A durabilidade do concreto é muito maior em pistas por onde passam ônibus e caminhões, durando até três vezes mais", comentou o secretário executivo da Central de Serviços, Weverton Moraes.

"Essa obra é muito importante para a capital e será realizada por faixa: manteremos liberadas sempre duas faixas de rolamento e serão propostas vias alternativas de locomoção na cidade", explicou o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros. 

A obra durará em torno de um ano.

Homologação

Nesta quinta (15) aconteceu a publicação da homologação da contratação da empresa que fará a obra de reabilitação da malha viária e da reurbanização de três trechos da avenida Vitória. A empresa vencedora da licitação foi a Cinco Estrelas Construtora e Incorporadora Eireli-EPP, que recapeará os seguintes trechos:

  • Da entrada da avenida César Hilal até a região do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES);
  • Da região do CRC-ES até o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória;
  • Da região do Ifes até a região do Colégio Estadual de Vitória.

Ciclovia

Além da reabilitação viária, será implantada uma via de ciclovia no canteiro central da avenida Vitória com guarda-corpo, nova sinalização e urbanismo. Em locais pontuais, detectados por estudo prévio, serão refeitas a base e sub-base das faixas de rolamento.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL