CIDADE

Prefeitura de Vitória orienta sobre descarte correto do lixo

A ação educativa aconteceu nos bairros Jardim Camburi e Centro de Vitória

Em 15/02/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Papo da Cidade ? Secom/PMV

ESPAÇO RACCO SHOP DIGITAL: Facilidades de pagar com segurança e receber os produtos RACCO em casa: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Com a proposta de conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos, a ação educativa "Lixo no Lugar Certo" chegou aos bairros Jardim Camburi e Centro, nesta quinta-feira (14).

Além das abordagens das equipes da Central de Serviços e do Papo da Cidade, os locais ganharam um contentor para lixo domiciliar, cada um com capacidade de 1,7 tonelada de resíduos. Em Jardim Camburi, o equipamento fica na praça Nilze Mendes, e no Centro, na praça Ubaldo Ramalhete.

OPORTUNIDADE de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

No contentor, o morador pode depositar apenas lixo domiciliar, que é o resíduo úmido. São eles:

  • materiais orgânicos: cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida.
  • materiais não recicláveis: papel higiênico, fraldas descartáveis, bitucas de cigarro, entre outros.

A atividade consiste em uma conversa com a comunidade sobre a importância de colocar o lixo no lugar correto de descarte e deixá-lo para recolhimento no período apropriado para a passagem do caminhão. O projeto teve início nos bairros Jesus de Nazareth e Joana D´Arc.

Praça Ubaldo Ramalhete, no Centro, recebeu a ação educativa Lixo no Lugar Certo e ganhou contentor para lixo domiciliar. Foto: Papo da Cidade – Secom/PMV

"A Central de Serviços disponibilizou um contentor nesses bairros para a colocação de lixo domiciliar. O morador pode colocá-lo na caixa ou em frente à sua residência, dentro do período de recolhimento em sua rua. Basta verificar o horário de recolhimento no portal da PMV ou no Fala Vitória 156", explicou o subsecretário de Serviços Urbanos, Carlos Eduardo Suela.

Caminhão

Em certos locais, o caminhão não consegue acessar algumas ruas. Assim, os garis fazem a coleta porta a porta, recolhendo resíduos acondicionados em sacolas plásticas na frente das casas. Com o contentor, as sacolas podem ser colocadas diretamente no local, facilitando o recolhimento pelo caminhão.

Planejamento

"Em breve, mais bairros receberão a ação e serão contemplados com novos contentores. Todas as ações estão sendo planejadas junto à liderança comunitária para que atendam os bairros da melhor maneira possível", afirmou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim Gonçalves.

Materiais recicláveis

O que fazer com outros tipos de resíduos? O lixo seco, por exemplo, composto por materiais que podem ser reciclados, devem ser armazenados para recolhimento em local diferente do lixo úmido. Essa separação precisa ser feita em casa.

Em alguns condomínios, há recolhimento do lixo seco em alguns dias da semana. Veja aqui. Contudo, qualquer munícipe pode depositar seu resíduo seco em um dos 68 Postos de Entrega Voluntária (Ecopostos). 

São materiais recicláveis: papéis secos, papelões, garrafas pet, sacolas plásticas, latas e embalagens (de vidro, plástico ou papel).

Coleta seletiva

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocada em prática, ela permite que o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos.

O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente. Além do benefício ambiental, a coleta seletiva gera emprego e renda. Todo o lixo reciclável recolhido pela Central de Serviços é doado a três associações de catadores conveniadas.

Em média, são coletadas 270 toneladas de resíduos recicláveis por mês, sendo a maior parte papelão e papel. Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem. Dessa forma, gera-se oportunidade de trabalho a cerca de 60 catadores.

MAIS NOTÍCIAS

Educação para o trânsito para pais e alunos Maria Ortiz

Esta quinta-feira (14) foi mais um dia de ação de educação para o trânsito para pais e alunos, desta vez, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, no final do turno matutino e início do vespertino.

A ação é feita pela Gerência de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), em parceria com as secretarias municipais de Educação (Seme) e Segurança Urbana (Semsu).

Alunos e pais foram conscientizados na faixa de pedestres em frente à Emef Marechal Mascarenhas de Moraes. Foto: Adriana Sossai - Secom/PMV

Com distribuição de lápis com mensagens educativas e panfletos com orientações a estudantes e pais, a ação é feita em frente à escola e na faixa de pedestres. Além disso, os professores são orientados a reforçar o trabalho feito nas faixas em sala de aula.

Alunos receberam lápis com mensagem educativa acerca do trânsito seguro e humanizado. Foto: Adriana Sossai - Secom/PMV

"Ensinamos os pais a estacionar em locais apropriados, não parar em fila dupla e dar o exemplo aos filhos no trânsito", pontuou a gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Sossai Zaganelli.

Esta sexta (15) é o último dia da ação, que será na Emef Adelvani S. Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL