CIDADE

Prefeitura faz ação de saúde com moradores de rua em Serra

Programação aconteceu hoje (11), em Jardim Limoeiro.

Em 11/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Arquivo TN

Testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, distribuição de kits de higiene, tudo isso ao som de banda de música. Essas foram algumas das ações oferecidas às pessoas em situação de rua da região de Carapina no município de Serra. A programação aconteceu nesta quarta-feira (11), no Centro Pop de Jardim Limoeiro, das 8h30 às 11h30.

Foram atendidas cerca de 60 pessoas. Também foram oferecidos os seguintes serviços: orientação sobre escovação (profilaxia e prevenção), teste de gravidez, aferição de pressão, medição da glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corpóreo, e orientações sobre exercícios físicos.

O projeto Circuito Saúde Serra promove o protagonismo e autonomia e visa orientar sobre prevenção de doenças e promoção da saúde, de modo que essas pessoas também se tornem participativas neste processo. Além disso, também verifica presença de fatores de risco nessa população.

A iniciativa conta com representates do Consultório de Rua, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Programa de Saúde Bucal, do Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop), da unidade de saúde São Diogo, do CAPS AD de Laranjeiras, do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF).

LEIA TAMBÉM

Lideranças participam de capacitação sobre oficinas no Centro de Convivência de Idosos

Na última segunda-feira (9), líderes dos Grupos e Centros de Convivência da Prefeitura dE Serra participaram de uma capacitação sobre a importância da realização de oficinas no serviço.

Lideranças participam de capacitação sobre oficinas no Centro de Convivência de Idosos

Foto: Semas - Reprodução

Na ocasião, foi realizada uma acolhida para falar sobre o Cadastro Único para inscrição em programas sociais. Também foram realizadas atividades em grupo para refletir sobre a importância das oficinas e uma palestra com Mário Sérgio Fraga, assistente social do Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Hélio Ferraz.

O encontro foi no Centro de Convivência de Serra-Sede.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL