Vitória vai ampliar oferta de consultas em otorrinolaringologia Mulheres infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV Duduzinho Ferreira se apresenta no Projeto Praia Legal Sábado (21) tem vacinação sem agendamento em Vila Velha MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral Sinfônica do ES apresenta concerto com célebres obras
CIDADE

Prefeitura investe na revitalização da região de Serra-Sede

As intervenções contemplam a instalação de iluminação de Led em ruas e avenidas.

Em 05/04/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Edson Reis

A Prefeitura Municipal de Serra está realizando um conjunto de intervenções e obras destinadas a promover a dinamização da economia e a qualificação dos espaços públicos da região de Serra-Sede. As intervenções contemplam a instalação de iluminação de Led em ruas e avenidas e as construções dos novos prédios do IPS e do Centro Administrativo.

A Secretaria Municipal de Serviços (Sese) já está trabalhando na modernização da iluminação pública. Quem transita pelas principais ruas e avenidas de Serra-Sede já pode notar a eficiência do sistema de iluminação de Led. Ao todo, aproximadamente, 350 luminárias Led de 200W, 100W e decorativa Led de 100W serão instaladas, de acordo com a necessidade da região.

Para o prefeito, Audifax Barcelos, investir em iluminação pública é investir também em segurança. “O investimento em iluminação também é prioridade em nossa gestão".

COMPRE PELO SITE

As trocas das lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led estão sendo executadas nas vias: Avenida Getúlio Vargas; Rua Dom Pedro II; Rua Princesa Isabel; Rua Maestro Antônio Cicero; Travessa Maestro Antônio Cicero; Rua Domingos Martins; Avenida Jones dos Santos Neves e parte das ruas Campinho; Maestro Manoel Xavier e Avenida Cassiano Castelo.

Novo prédio do IPS

O Instituto de Previdência dos Servidores (IPS) de Serra vai ganhar nova sede. O novo prédio será construído no mesmo local onde já funcionava o órgão. O projeto arquitetônico revela que o espaço será 100% acessível. Elevadores, rampas, banheiros, placas, entre muitos outros, vão permitir que qualquer cidadão tenha acesso à nova sede do instituto.

Além disso, placas fotovoltaicas vão ser instaladas na sede do Instituto, o que vai garantir que a conta de energia seja reduzida em 80%. No momento, o IPS está atendendo na sede provisória, que fica no prédio anexo à Prefeitura, onde funcionava a Defensoria Pública do Estado.

Novo Centro Administrativo

A Prefeitura vai construir um novo centro administrativo, em Serra-Sede, atendendo a uma agenda positiva proposta pelos comerciantes locais. O projeto arquitetônico propõe soluções sustentáveis. A nova edificação vai melhorar a fluidez e o acesso e funcionamento de serviços.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou que os espaços para trabalho interno e atendimento ao público serão ampliados em comparação ao que já existe hoje, já que a população da Serra está em expansão. “Essa nova estrutura vai facilitar o atendimento à população”, pontuou.

Prefeitura investe na revitalização de Serra-Sede

As intervenções contemplam a instalação de iluminação de Led em ruas e avenidas de Serra Centro e as construções dos novos prédios do IPS e do Centro Administrativo. Foto: Secom/PMS

O projeto arquitetônico já foi elaborado pela Secretaria de Obras (Seob) e a previsão é de que as obras iniciem em 2019. O valor previsto de investimento é de, aproximadamente, R$ 20 milhões. O projeto arquitetônico mostra que o edifício terá 4 pavimentos, que vai abrigar, além de secretárias, laboratório de informática, biblioteca, salas de aula, auditório, salas de atendimento ao público e serviços complementares.

Destaca-se que toda a edificação é acessível a pessoas portadoras de deficiência, com elevadores e banheiros adaptados em todos os pavimentos; as instalações hidrossanitárias também preveem soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de águas pluviais, uso de caixas com consumo inteligente de água e torneiras com fechamento automático.

Quanto às instalações, o projeto prevê soluções simples e racionalizadas. Na fachada principal, além do uso das janelas de vidro, haverá chapas de aço perfuradas e galvanizadas, visto que o material apresenta boas propriedades acústicas e térmicas.

O espaço para implantação do prédio já está disponível e é da Prefeitura da Serra.

Modernização

O programa de modernização do sistema de iluminação de Serra, realizado pela Secretaria de Serviços (Sese), já atingiu 100% dos bairros. O programa consiste na troca das lâmpadas de luz amarela (vapor de sódio) por lâmpadas de luz branca (vapor metálico), o que garante mais luminosidade e, consequentemente, mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores. Na prática, a troca das lâmpadas torna os bairros mais claros, já que a luz branca garante melhor reprodução de cor.

Nova iluminação na BR-101

A Prefeitura da Serra investir cerca de R$ 2,5 milhões em iluminação pública na BR-101. O local vai receber mais de 200 novos postes de iluminação e todo o trecho entre a região de Carapina e Divinópolis receberá luminárias de LED. A previsão é que as obras comecem a partir de julho deste ano.

O secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, explicou que as lâmpadas modernas garantem mais luminosidade e a iniciativa da prefeitura tem vários impactos: no turismo, na atração de novos negócios e consequente geração de renda, no lazer e na autoestima da população.

“Os efeitos são imediatos: maior sensação de segurança, ruas mais claras e, consequentemente, mais tranquilidade para os moradores. Este tipo de iluminação também tem impacto na imagem do município, já que a cidade fica mais bonita e as ruas, mais claras. Além disso, há sensível mudança no uso de equipamentos públicos, como parques, durante a noite, redução de acidentes noturnos, facilitação no tráfego e melhoria no atendimento noturno em estabelecimentos comerciais’, disse.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL

 


© 2020 - CORREIO CAPIXABA