POLÍTICA INTERNACIONAL

Premiê do Líbano adia renúncia após pedido de presidente

Político havia pedido demissão do cargo durante viagem à Arábia Saudita.

Em 22/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Saad Hariri, o primeiro-ministro do Líbano que apresentou um pedido de demissão durante viagem à Arábia Saudita, afirmou nesta quarta-feira (22) que vai acatar um pedido do presidente do país, Michel Aoun, e adiar sua renúncia.

“Apresentei minha renúncia ao presidente Aoun e ele me pediu para esperar para oferecê-la, e me manter no cargo para esperar por mais diálogo sobre as razões [da renúncia] e o panorama político, e eu mostrei responsividade”, disse Hariri em um pronunciamento na TV.

Hariri retornou na terça-feira a Beirute, quase três semanas depois de anunciar sua demissão em Riad, na Arábia Saudita, e após viajar à França, ao Egito e ao Chipre.

Hariri ficou três dias na França a convite do presidente Emmanuel Macron depois que apresentou sua renúncia no último dia 4 em discurso transmitido pela televisão em Riad. Na capital saudita, o premiê passou quase duas semanas, embora o presidente do Líbano, Michel Aoun, não tenha aceitado o pedido, à espera de conhecer os motivos que o levaram a fazê-lo.

Após a renúncia de Hariri, várias forças políticas libanesas, incluindo Aoun, acusaram o governo da Arábia Saudita de tê-lo forçado a deixar o cargo e de retê-lo contra a sua vontade.

(Foto: Mohamed Azakir/Reuters)