TEMAS GERAIS

Prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu tem alta de hospital após uma semana.

É a segunda internação do arcebispo sul-africano em menos de um mês.

Em 04/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da paz em 1984 por sua luta contra o apartheid, recebeu alta do hospital em que estava internado em Cape Town na manhã desta terça-feira (4), após ficar internado por uma semana, anunciou sua fundação.

Ele foi hospitalizado no dia 28 de julho devido a um mal estar, uma após receber alta depois de outra internação para tratar uma infecção persistente.

Ele continuará sua recuperação em casa, disse a fundação. A infecção é uma consequência do tratamento contra um câncer de próstata contra o qual o arcebispo luta há 18 anos. O câncer em si está sob controle, disse sua filha, Canon Mpho Tutu.

Tutu recebeu a visita do Ministro da Saúde sul-africano, Aaron Motsoaledi, antes de receber alta. Ele disse ao ministro estar preocupado por receber tratamento de primeira linha e atenção dos melhores médicos enquanto a maior parte dos sul-africanos não têm acesso a tratamentos de saúde decentes.

Em abril de 2013, o arcebispo também ficou internado por "uma infecção persistente", cuja natureza não foi revelada.

Tutu sofreu poliomielite na infância e, na adolescência, sobreviveu à tuberculose.

Depois de militar contra o regime do apartheid durante a prisão de Nelson Mandela e de ter presidido a Comissão Verdade e Reconciliação com a instauração da democracia no país em 1994, ele sempre foi considerado como a consciência moral do país.

Desmond Tutu se retirou oficialmente da vida pública em 2010 e nunca deixou de denunciar as "imperfeições" em seu país.

Fonte: France Presse