POLÍTICA INTERNACIONAL

Presidente do Quênia é reeleito com 98,2% dos votos

Principal opositor de atual chefe de Estado boicotou o pleito.

Em 30/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O presidente queniano em fim de mandato Uhuru Kenyatta venceu a eleição presidencial de 26 de outubro com 98,26% dos votos, em uma consulta boicotada por seu principal opositor, Raila Odinga, anunciou nesta segunda-feira (30) a Comissão Eleitoral (IEBC).

Kenyatta recebeu 7,4 milhões de votos contra 73.228 para Odinga. A participação foi de 38,8%, em forte queda em relação às eleições de 8 de agosto (79%), anulada pela Suprema Corte por irregularidades processuais, informou a IEBC.

O chefe da comissão eleitoral, Wafula Chebukati, declarou que as eleições foram "livres, justas e digas de confiança" momentos antes de anunciar os resultados.

Antes mesmo do anúncio oficial, apoiadores de Odinga protestaram contra a votação. O opositor retiou sua candidatura após a anulação dos resultados de agosto.

No bairro de Kawangware, região pobre da capital, Nairóbi, manifestantes se reuniram para impedir uma visita do ministro do Interior de Kenyatta, Fred Matiang'i. A políca usou gás acrimogêneo para dispersar a multidão.

(Foto: Siegfried Modola/Reuters)