ECONOMIA CAPIXABA

Primeiro semestre de 2019 fechou com crescimento de vendas

Porém, os números também mostram uma desaceleração no ritmo dessa melhoria.

Em 21/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Correio do Cidadão - Reprodução

Em junho, as vendas do comércio capixaba restrito registraram recuo de 0,7% em relação a maio. Na comparação com junho de 2018 obteve alta de 2,4%. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas variaram -0,1% em relação ao mês passado e registraram alta de 1,5% frente a 2018.

Porém, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com análise dos dados do Espírito Santo feita pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, se observa uma redução do ritmo de crescimento, pois o resultado acumulado do ano vem diminuindo a cada mês.

O resultado do primeiro semestre de 2019 apresentou um acumulado positivo nas vendas do comercio capixaba. Deixando o Espírito Santo com o terceiro melhor desempenho no comércio ampliado entre os estados brasileiros (6,6%), ficando atrás apenas de Amapá (10,5%) e Santa Catarina (7,6%). No conceito restrito, as vendas do comércio capixaba ainda acumularam crescimento de 6,7%.

O Presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que os indicadores de vendas ainda vêm mostrando altas tímidas e pontuais. “O semestre acumulou resultado positivo, o que é muito relevante, porém o sentimento é de que os setores ainda estão com os freios acionados aguardando o desenrolar das medidas do governo para movimentar a atividade econômica”, aponta o presidente.

O líder da entidade ainda destaca que, nesse contexto, o crescimento das vendas segue no mesmo ritmo que a recuperação dos empregos e as perspectivas de melhoria profissional, fatores determinantes para alterar o patamar atual de consumo.

Brasil

No Brasil, o comércio restrito ficou praticamente estável com variação de +0,1% frente a maio e obteve recuo de 0,3% em relação a junho de 2018. Já o comércio ampliado também se manteve estável em relação ao mês anterior (0,0%) e cresceu 1,7% em relação ao mesmo mês de 2018.

No acumulado do primeiro semestre as vendas cresceram em 20 das 27 unidades da federação quando comparado ao mesmo período do ano passado (considerando o comércio ampliado). Nesse ranking, o Espírito Santo apareceu com o terceiro melhor desempenho (+6,6%) entre os estados brasileiros.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

*Com informações da Fecomércio-ES

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL