TEMAS GERAIS

Procon alerta consumidores para os cuidados nas compras de Natal.

Em lojas físicas ou pela Internet o consumidor precisa estar atento.

Em 20/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Procon de Vila Velha orienta os consumidores na hora da escolha dos presentes neste final de ano. Pesquisa de preços, garantias e formas de pagamento devem ser observadas pelo consumidor. Qualquer dúvida o consumidor deve acionar o Procon que em Vila Velha funciona no Centro da cidade. O atendimento é das 9h às 17h e o agendamento de atendimento pode ser feito pelo telefone 3388-4137 ou 3388-4139.
 
A coordenadora do Procon, Elba Luchi, orienta que tanto em lojas físicas como pela Internet o consumidor precisa estar atento a todos os detalhes evitando problemas futuros. Se a opção do consumidor for comprar pela Internet este deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela.
 
Elba orienta sobre a importância de imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “com.br”).
 
Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, porta a porta, etc), nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.
 
Informações sobre o preço a vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros mensal e anual, devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. O ideal é comprar a vista. Se a compra for a prazo o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários.
 
É preciso observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca imediata não é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. Por força de lei, se o produto apresentar defeito deve ser submetido à assistência técnica, podendo lá permanecer por até 30 dias.
 
Em Vila Velha os consumidores podem registar suas reclamações e orientações podem ser realizadas através dos seguintes canais de atendimento: (027) 3388-4137, (027) 3388-4139, pessoalmente na sede do Órgão ou pelo atendimento eletrônico disponível no site www.vilavelha.es.gov.br
 

Secom PMVV