CIDADE

Procon de Serra fiscalizará comércio no Dia Livre de Impostos

Na quinta-feira, os fiscais vão percorrer pontos comerciais de grande fluxo.

Em 29/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Na próxima quinta-feira, dia 30 de maio, é o “Dia Livre de Impostos”, data em que as lojas de variados segmentos comercializam produtos com descontos referentes aos valores dos impostos incidentes. A ação é uma forma de protesto pela alta carga tributária, que impacta os preços dos produtos, e a expectativa é contar com a participação de centenas de lojas de todo o país, incluindo o Estado do Espírito Santo e o Município de Serra.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

Se a data promete grande movimentação no comércio é claro que o Procon da Serra está preparando uma ação fiscalizatória intensificada. Na quinta-feira, os fiscais vão percorrer pontos comerciais de grande fluxo, como, por exemplo, Laranjeiras, Serra-Sede e Porto Canoa, para orientar os consumidores e monitorar as ofertas das lojas.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, esclarece que a atuação dos fiscais é evitar qualquer tipo de prejuízo ao consumidor e garantir que toda venda esteja de acordo com as boas práticas.

“O Dia Livre de Impostos é um movimento de protesto, que começou, principalmente, com os postos de combustíveis, mas que cresceu muito nos últimos tempos. No Estado, dezenas de lojas estão prometendo vender produtos com descontos significativos, referentes aos impostos. Esses descontos podem ser ótimas oportunidades para o consumidor, desde que ele esteja atento para não ter nenhum problema”, disse Nívia.

Nívia destacou que o consumidor precisa ter atenção, mas o lojista tem responsabilidade de fornecer informações e garantir a qualidade do produto ou serviço oferecido. “Nenhum lojista é obrigado a participar do movimento, mas se está disposto a fazê-lo, o Procon da Serra vai estar junto fiscalizando as condições dos produtos, das vendas e das formas de pagamento”, afirmou. O consumidor poderá realizar denúncias ao órgão municipal.

O Procon da Serra dá orientações aos consumidores sobre as principais situações que podem acontecer e que também serão o foco dos fiscais no “Dia Livre de Impostos”:

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Imagem relacionada

- exija sempre a nota fiscal;

- atenção à propaganda enganosa dos valores dos produtos e dos descontos;

- verifique se haverá cumprimento da oferta anunciada (tipo do produto, quantidade, valores);

- verifique a validade dos produtos, se as peças com descontos não são peças de mostruário, se os produtos estão em perfeito estado;

- verifique se os produtos com descontos poderão ser trocados e qual a política de troca de cada estabelecimento.

- Além disso, cheque quais são as formas de pagamento e se os valores com desconto poderão ser parcelados ou se serão mantidos somente para pagamento à vista.

-  faça uma pesquisa prévia dos itens que deseja comprar para ter uma ideia dos valores e saber se os descontos oferecidos são reais ou não.

- uma dica importante é não extrapolar nas compras, para não gerar endividamento.

MAIS NOTÍCIAS

Seis supercreches e escolas até o ano que vem em Serra

O Município de Serra já tem a maior rede de ensino do Estado e atende 100% da demanda de crianças de 4 e 5 anos e do ensino fundamental. Mas o objetivo é continuar crescendo com qualidade e infraestrutura para alfabetizar, educar e transmitir valores aos estudantes.

Seis supercreches e escolas até o ano que vem

Foto: Secom/PMS

Por isso, a prefeitura vai construir até o fim do ano que vem seis novas supercreches e escolas, que vão atender mais de 2.100 crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Além dessas estruturas, outros seis projetos estão em fase de captação de recursos e análise junto ao Governo Federal. O que pode gerar outras 2.656 vagas para a educação infantil e o ensino fundamental.

Em 2013, no início do primeiro mandato da atual gestão, eram 58 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Em menos de sete anos já alcançamos 72 unidades. Um total de 14 creches a mais construídas nesse período para crianças de 0 a 5 anos, equipadas com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos pequenos.

Valores

Em Serra, valores como ética, solidariedade, paz, amor ao próximo e ação correta são aprendidos em sala de aula. A metodologia de ensino do programa Educação em Valores Humanos está avançando no município e contagiando estudantes e familiares. As equipes pedagógicas também estão revolucionando as práticas em sala de aula com o lema da Secretaria Municipal de Educação: “escola que acolhe, escola que transforma”.

Tempo integral

Um novo modelo de ensino e escola começou a ser implementado na Serra em 2019. A Emef Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, já está aplicando a educação em tempo integral, que contempla os estudantes em suas totalidades como seres humanos, com ações voltadas para o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, emoção e territorialidade.

Saiba mais:

  • A Serra possui 139 unidades municipais de ensino; sendo 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O que vem por aí:

CMEIs

- Central Carapina
- Vista da Serra II
- Colina da Serra
- Bairro de Fátima
- Campinho da Serra I

EMEFs

- Divinópolis

MAIS NOTÍCIAS

213 vagas de emprego nesta quarta (29) no Sine de Serra

Nesta quarta-feira, dia 29, o Sine de Serra vai oferecer 213 vagas de emprego. O diferencial, além do grande número de vagas, é a seleção para uma empresa específica na área de metalmecânica. 

213 vagas de emprego nesta quarta (29) no Sine da Serra

Divulgação: Secom/PMS

Só essa empresa vai oferecer 110 vagas e a seleção será feita amanhã mesmo no Sine. O profissional que tiver o perfil exigido fará a entrevista e já vai sair sabendo se foi contratado ou não. Os selecionados terão contrato de longa duração. 

Alguns cargos oferecidos são: almoxarife, ajudante de obras, montador de andaimes, encanador, eletricista montador, pintor industrial, entre outros. 

Além dessas vagas, há outras oportunidades em diferentes áreas, como: auxiliar de pessoal, consultor de vendas, costureira, nutricionista, operador de telemarketing...

É preciso levar carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência. Os candidatos às vagas na área de metalmecânica que tiverem passaporte industrial devem apresentar. 

Todas as informações estão no anexo. O candidato que enquadrar-se no perfil, deve procurar o Sine, localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, no horário de 8 às 17 horas.

Sine de Serra

Vagas abertas: 213

Endereço: Pró-Cidadão, avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe (antigo Shopping Norte)

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL