TEMAS GERAIS

Procon de Vitória soluciona 97% das queixas dos consumidores.

O Procon de Vitória registrou, em 2015, o maior índice de resolutibilidade de queixas de sua história.

Em 01/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Procon de Vitória registrou, em 2015, o maior índice de resolutibilidade de queixas de sua história. Dos 9.817 munícipes atendidos no ano passado, 9.552 tiveram seus problemas na relação de consumo resolvidos pelo órgão, o que representa um índice de 97,3%.

De acordo com o gerente do Procon Municipal, Carlos Magno Pimentel Junior, cerca de 90% dos cidadãos tiveram seus problemas resolvidos já no primeiro atendimento. "Foram quase 10 mil reclamações em 2015, das quais 90% foram resolvidas no primeiro atendimento, sem a necessidade de virar processo. Além disso, das outros 10% que viraram processo, cerca de 75% foram resolvidas nas audiências de conciliação", disse.

Triagem nos atendimentos

O gerente do Procon ressaltou ainda que o número de atendimentos registrados pelo órgão em relação ao ano anterior caiu, passando de 12,7 mil (2014) para 9,8 mil (2015). Para ele, a queda é reflexo de uma triagem mais elaborada no atendimento.

"No ano passado, a equipe de atendimento do Procon passou por duas capacitações, oferecendo uma triagem mais qualificada. Hoje, o consumidor só abre processo no Procon se a demanda dele tiver relação com Direito do Consumidor. Caso contrário, ele é encaminhado para o Juizado Especial ou para a esfera adequada", explicou.

Procon

O Procon de Vitória, localizado na Casa do Cidadão, em Itararé, funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 17 horas. Para ser atendido, o consumidor deve levar documentos pessoais e comprovantes de compra como nota fiscal, contrato e ordem de serviços, entre outros.

Serviço

Procon de Vitória

Onde: avenida Maruípe, 2.544, 2º piso, bloco A, Itararé (Casa do Cidadão)
Telefone: (27) 3382-5545
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Distribuição de senhas: até as 17 horas

Fonte: SECOM-PMV