TEMAS GERAIS

Procon inutiliza 260 quilos de alimentos em supermercados no Rio.

Vistoria foi de madrugada em lojas 24 horas nas zonas Sul e Oeste.

Em 26/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Fiscais do Procon fiscalizaram, na madrugada desta sexta-feira (26), dois supermercados 24 horas, nas zonas Sul e Oeste do Rio. Na operação - que partiu de denúncias de consumidores de que os mercados desligam freezers e câmeras frigoríficas à noite – os fiscais encontraram 260 quilos de alimentos que foram inutilizados porque estariam impróprios para consumo. Os produtos estavam mal acondicionados, vencidos ou sem prazo de validade definido.

Segundo o Procon, no Extra da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, foram encontradas carnes, como 103 quilos de peru e 19 quilos de bisteca, que deveriam ser mantidas congeladas, mas que estavam apenas resfriadas. Esses alimentos estavam em um freezer que não funcionava corretamente. Também havia um freezer horizontal que apresentava problemas no congelamento dos alimentos. Os fiscais determinaram o reparo imediato do freezer e que, enquanto o conserto não ficar pronto, não fossem armazenados nele produtos que devem ser mantidos congelados.

Ainda segundo a autarquia, já no Zona Sul da Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul, havia diversos produtos fora da validade na câmara frigorífica, como 18,5 quilos de carne bovina vencida em 16 de dezembro. Entre os alimentos sem especificação da validade, os fiscais encontraram 33 quilos de frango mal armazenado, sem embalagem e em contato direto com caixas que apresentavam sujeira, e 1,5 quilo de carne bovina em estado de putrefação, com cor esverdeada. Além disso, havia um forte odor de podre contaminando a câmara.

Fonte: G1