CIDADE

Procon Serra orienta consumidores sobre valores de combustível

Procon Serra atua na fiscalização junto com outros órgãos, como Procon estadual.

Em 14/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Jornal Hoje em Notícias - Reprodução

Motorista que precisa abastecer seu veículo sabe que o preço do combustível, de tempos em tempos, costuma oscilar e quase sempre o valor cobrado pelo litro aumenta. Na hora de encher o tanque, os valores são altos. Nessa hora, costuma surgir o questionamento: há fiscalização sobre os preços praticados?

O Procon Serra está de olho nas variações dos preços e atua constantemente na fiscalização dos estabelecimentos comerciais de qualquer natureza instalados no município. Na rotina da equipe de fiscalização e também após denúncias, os fiscais visitam os postos de combustíveis e os donos precisam apresentar as notas com os valores de compra do combustível nas refinarias e de venda aos consumidores, para verificar se estão de acordo.

Mas a diretora do Procon Serra, Nívia Passos, explica que nem sempre os preços cobrados, embora desagradem alguns consumidores, estão em desacordo com as boas práticas.“Quando o valor por litro cobrado por determinado estabelecimento está, por exemplo, R$ 0,50 mais caro que outros, isso já pesa para o consumidor, mas não significa, necessariamente, que o proprietário está agindo de forma abusiva. São vários fatores que podem influenciar no valor do combustível. Além disso, o consumidor também tem a liberdade e nós reforçamos a orientação que ele faça pesquisas de preços”, afirmou Nívia.

Valor do dólar, do petróleo e o custo do frete são fatores que influenciam o preço do combustível. Ou seja, quando um ou mais desses fatores têm alta, o combustível também pode aumentar.“Além disso, o que acontece, às vezes, é que quando um posto está cobrando mais barato pode ser referente a produto que ele tinha em estoque, comprado nas refinarias a preços mais baixos. Quando os valores no mercado aumentam, os demais postos compram já a preços mais elevados e repassam aos motoristas. Aquele que tinha estoque consegue vender mais barato”, disse a diretora do Procon Serra.

O consumidor que encontrar valores muito acima dos praticados pode denunciar ao Procon Serra, pelos telefones 3252-7242/3252-7243. “Serão recolhidas e analisadas todas as notas de compra e venda daquele estabelecimento”.

O Procon Serra atua na fiscalização junto com outros órgãos, como o Procon estadual.

*Com informações da Secom/PMS

LEIA TAMBÉM

Agentes de trânsito e guardas municipais apreendem motocicleta adulterada

Uma operação rotineira do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e da Guarda Civil Municipal de Serra, na região de Jardim Limoeiro resultou na apreensão de uma motocicleta com chassi adulterado.

Agentes de trânsito e guardas municipais apreendem motocicleta adulterada

Foto: Divulgação/Sedes

A ocorrência foi na manhã de ontem (13), nas imediações da Rua Guimarães Júnior. Os guardas municipais e agentes de trânsito estavam fazendo uma blitz educativa quando visualizaram uma motocicleta com os retrovisores virados e deram ordem de parada.

Ao verificar o veículo, constataram que a motocicleta estava com a placa adulterada de forma grosseira (pintada à mão) e o número do chassi havia sido arrancado. Em virtude da situação, o veículo foi apreendido e o motociclista, um rapaz de 19 anos, foi conduzido para a 3ª Delegacia Regional de Serra.

A operação desta terça-feira faz parte das ações rotineiras de patrulhamento e fiscalização realizadas na região de Jardim Limoeiro, com o objetivo de levar mais tranquilidade pública à região.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL