CIDADE

Procon Vitória alerta consumidores sobre a Black Friday

Procon dá dicas para evitar que consumidores caiam numa cilada nas compras.

Em 26/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini - Secom/PMV

Nos próximos dias 27, 28 e 29, o Procon Vitória vai fazer a operação educativa "Black Friday" para preparar os consumidores para aproveitar as melhores ofertas anunciadas pelo comércio varejista sem se endividarem, num esforço de reduzir os riscos de cair nas propagandas enganosas ou em fraudes.

Nesta quarta-feira (27), a equipe vai percorrer as ruas de Jardim Camburi e Jardim da Penha. Na quinta-feira (28), a ação será no Centro. Na sexta-feira (29), o grupo vai montar uma tenda em frente ao Shopping Vitória, na Enseada do Suá, levando orientações para evitar infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, disse que a operação "Black Friday" visa fazer com que consumidores fiquem atentos às eventuais armadilhas de alguns comerciantes.

"Em edições anteriores, órgãos de defesa do consumidor do País registraram problemas como maquiagem de preços, demora na entrega e não entrega do produto, por exemplo. Por isso, estaremos alertando e chamando atenção para detalhes antes de efetivar a compra".

Dicas

Para auxiliar os consumidores, o Procon Vitória dá dicas básicas antes de finalizar as compras. A primeira é listar o que você realmente precisa comprar. "Saiba que desejo é diferente de necessidade. Compre apenas o que precisa. Não se deixe levar pela “chuva” de propaganda de ofertas imperdíveis”, alerta Herica.

"A segunda dica é pesquisar e comparar os preços. Como a maior correria dos consumidores é para as lojas virtuais, o Procon Vitória faz o terceiro alerta: não comprar em sites com endereço sem HTTPS. Outra dica importante é evitar promoções ofertadas em redes sociais".

Ela completou: "É muito comum ver mensagens de e-mail, WhatsApp, SMS ou Facebook e Instagram distribuindo links infectados com sites que, na verdade, são cópias de grandes lojas. O objetivo é enganar os desatentos que acabam incluindo dados em um site falso", complementou Herica Correa.

Para ter acesso às demais dicas, os consumidores podem retirar o panfleto no Procon Vitória, localizado na Casa do Cidadão, em Maruípe.

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, a operação “Black Friday” reforça a missão do Procon Vitória de trabalhar em prol do consumo consciente, responsável e de relações consumeristas mais humanas, garantindo os direitos humanos básicos, que incluem o respeito aos seus direitos enquanto consumidores.