CIDADE

Procon Vitória orienta para bom atendimento a consumidores

Ambulantes que vão atuar no Viradão Vitória receberam orientações do Procon.

Em 26/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Procon

O Procon Vitória está intensificando suas ações educativas. Desta vez, o foco foram os vendedores ambulantes que vão atuar no Viradão Vitória, nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro Histórico, dentro das comemorações dos 468 anos de Vitória. Os ambulantes receberam informações sobre como se comportar para não infringirem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Lucilene Felicia dos Santos, que há sete anos trabalha em uma barraca de churrasquinho e acompanhamentos, disse que aprendeu muito sobre a obrigatoriedade de expor o preço e as formas de pagamento. "Isso ajuda o cliente e a nós também. Evitamos problemas e, é claro, aumentamos as chances de vender".

Para Rogério Oliveira, que há 15 anos atua como ambulante, as orientações contribuíram para prestar um tratamento mais qualificado aos consumidores. "Às vezes, a gente acha que sabe, acha que está fazendo o correto, mas não está. Então, ter alguém do Procon para orientar é muito bom. Queremos fazer o melhor".

"Fiquei surpreso em saber que, se eu aceitar cartão, sou obrigado a aceitar o pagamento de qualquer quantia no cartão à vista ou no crédito”, comentou o vendedor de coco Marcus Vinicius Gombradi.

Relação igualitária

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, afirmou que o Procon Vitória está atuando para dar aos vendedores ambulantes devidamente cadastrados pela Prefeitura mais cidadania e consciência sobre o seu papel para assegurar aos consumidores uma relação consumerista igualitária, justa e mais humana.

Para a economista do Procon Vitória, Larissa Cicilioti, as palestras proferidas pelos agentes do órgão visam, no primeiro momento, mostrar as principais infrações cometidas pelos fornecedores, sejam eles de bens ou serviços, e auxiliá-los a atuar em conformidade com a lei.

Cartilha

A Gerência de Fiscalização, Postura e Edificações da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) informou que todos os ambulantes cadastrados para atuar no Viradão Vitória 2019 vão receber a "Cartilha do Fornecedor" produzida pelo Procon Vitória. O material será distribuído no ato da entrega das credencias para o evento. Os vendedores tiveram a oportunidade de fazer inscrição on-line para concorrer às vagas.

LEIA TAMBÉM

Cultura capixaba é tema de projeto no Cmei Doutor Thomaz Tommasi

Uma viagem pela cultura capixaba. Esse é um dos objetivos do projeto "Capixabinha: conhecendo os cantos e encantos do Espírito Santo", desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Doutor Thomaz Tommasi, em Joana D’Arc no município de Vitória, com os pequenos de 5 e 6 anos do tempo integral.

O trabalho foi criado a partir do projeto institucional "Espírito Santo de várias culturas", com a proposta de despertar o interesse dos alunos pelos pontos turísticos do Estado.

O projeto explora a heterogeneidade na escola, o preconceito racial, as origens dos participantes, suas descendências e culturas em que estão inseridos, como comidas típicas, danças, religião, músicas e lendas.

Capixabinhas

A artista principal do projeto foi a capixaba Andréa Espíndula, por meio do livro “Capixabinhas”, uma obra infantil pensada para chamar a atenção dos pequenos, contando com 10 desenhos. O personagem principal é Henrique, o mesmo do “Colorindo meu Espírito Santo”, também escrito por ela.

“Minha experiência no Cmei foi marcada por surpresas. Vi muitas crianças aprendendo as letras, e cada letra do alfabeto representava uma personalidade ou monumento capixaba. Fiquei encantada”, disse a escritora.

Parceria

“Todo o projeto foi elaborado pelas professoras Andreia Brizon e Vanuza Aguiar e pelas pedagogas Herika Rangel e Sidnei Pasolini. Abraçamos a ideia do projeto por considerar a importância do tema. O trabalho mostra o quanto o nosso Estado é lindo e cheio de diversidade cultural", explicou a diretora do Cmei, Lucien Carriço.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL