CIDADE

Procon Vitória tem ações educativas para todos os públicos

O Procon tem ampliado suas ações para atingir um maior número de pessoas.

Em 09/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Procon

O Procon Vitória tem ampliado suas ações educativas, estendendo-as para os mais diversos cidadãos consumidores do município. De março a junho, a equipe realizou quase 20 palestras voltadas para mulheres empreendedoras, população LGBT e pessoas idosas.

COMPRE O PRESENTE DO PAPAI PELO SITE

A proposta do Procon Vitória é contemplar cidadãos participantes dos projetos selecionados por meio do edital de fomento desenvolvidos com apoio do órgão, em parceria com a Gerência de Qualificação do Trabalhador.

A ideia é também abranger participantes, frequentadores e usuários dos espaços de atendimento do município, como escolas da rede municipal, Centro de Convivência para a Terceira Idade e projeto Escola Promotora de Cidadania.

Palestras

Só no mês de maio, a equipe do Procon Vitória proferiu quatro palestras para os participantes dos projetos do edital de fomento.

Os comerciantes que atuam na região composta pelos bairros São Benedito, da Penha, Consolação, Bonfim, Engenharia, Itararé, Jaburu, Floresta e Gurigica, por exemplo, receberam orientações sobre como atuar em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação foi coordenada pela Associação Ateliê de Ideias, que desenvolve os projetos Economia do Bem e Ponto Solidário.

O Procon Vitória também foi falar sobre direitos e deveres dos consumidores para os participantes do projeto "Mãos que Trabalham". Durante o processo de capacitação profissional de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT+), o grupo recebeu orientações sobre como proceder para que as relações consumeristas aconteçam de forma mais justa, humana e igualitária, além de sustentável.

A equipe de Educação do Procon também esteve nos Centros de Convivência para a Terceira Idade, onde falou sobre as principais reclamações dos idosos registradas no órgão e sobre direitos, como o de solicitar uma das duas vagas gratuitas por veículo reservadas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

Próximas ações

Já estão marcadas também palestras educativas para mulheres moradoras do Centro (Fonte Grande, Piedade, Parque Moscoso, Centro, Moscoso, Santa Clara, Vila Rubim, Ilha do Príncipe e Quadro). Nesse encontro, o Procon vai falar sobre o desenvolvimento de relações de consumo mais seguras, inclusivas e sustentáveis tanto para elas, enquanto cidadãs, como para os futuros consumidores.

Empoderamento

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, falou que, este ano, o órgão tem ampliado suas ações educativas para atingir um maior número de pessoas e grupos e, dessa forma, empoderá-los e dotá-los de informações.

"Assim, as pessoas se tornam mais capazes de exigir o cumprimento das determinações legais do Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como serem agentes de transformação dessas relações de consumo. Queremos levar o Procon Vitória aonde o consumidor está. Precisamos dotá-lo de informações para que possa exigir seus direitos e tenha mais cidadania", reforçou.

Equilíbrio

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, acrescentou que munir cidadãos de Vitória de informação é dar mais uma ferramenta para que se estabeleça o equilíbrio entre os agentes de uma sociedade de consumo. "Estamos atuando e intervindo de forma efetiva para garantir a cidadania e os direitos humanos em sua forma mais ampla no município de Vitória".

MAIS NOTÍCIAS

Banco de Alimentos firma parceria com padaria para doação de produtos

O Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) em Vitória, conseguiu uma nova parceria de panificação e confeitaria para distribuição a equipamentos sociais: a padaria Monza. 

Banco de Alimentos passou a receber diferentes tipos de pães para doação a entidades e equipamentos sociais. Foto: Divulgação Semas

Dessa forma, o local passa a receber doação de pães e outros produtos que não estão sendo mais comercializados pela padaria, destinando-os ao público que vive em vulnerabilidade social no município e evitando o desperdício. 

Além da padaria Monza, o Banco de Alimentos conta com os seguintes parceiros: supermercado Carrefour, Programa Mesa Brasil, Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e Confeitaria Monte Líbano. Caso a pessoa física também se interesse em contribuir, o Banco de Alimentos também aceita doações.

"Somos muito gratos a esses parceiros, que são essenciais nas capacitações e nos produtos destinados a nossos equipamentos e instituições. Isso ajuda a potencializar o Banco de Alimentos de Vitória, que tem como objetivo o combate à fome e ao desperdício de alimentos. Produtos que estariam próximos do vencimento (por exemplo, daqui a três dias) seriam descartados pelas padarias ou instituições e, como não terá vazão para comercialização, são doados para nós. Assim podemos beneficiar o público em vulnerabilidade social assistido no nosso município", explicou a a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Laydiane Silote Barbosa.

Distribuição

Todos os produtos captados são distribuídos para os equipamentos sociais dos 12 territórios que a Semas atende: nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), Alojamento de Famílias, Albergue do Migrante, entre outros.

Também vão para entidades não governamentais, como Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Instituto Luis Braille de Espírito Santo, entre outras.

Doações

Além da rede varejista, a população também pode realizar doações de alimentos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, na rua Hermes Curry Carneiro, s/nº, em Ilha de Santa Maria.

CONTINUE LENDO

Licitação para selecionar construtora de calçadas de prédios públicos

Ontem (8), foi comemorado o Dia do Pedestre com uma boa notícia para quem caminha em Vitória. Além de trabalhar na cidade para a implantação da calçada cidadã nos imóveis particulares, o município vai reformar e adaptar as calçadas dos prédios públicos municipais, fazendo também sua parte na promoção da acessibilidade.

Calçada cidadã será implantada em todos os prédios públicos municipais. - Foto: Samira Gasparini - Secom/PMV

A licitação para escolha da empresa que fará as obras acontecerá no dia 9 de setembro, às 14 horas. A concorrência, que selecionará a construtora que ofertar o menor preço, será na sala de reuniões da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), em Bento Ferreira.

O valor estimado de toda a obra de 104 calçadas de prédios públicos municipais é de R$ 6.153.116,29. Os recursos são do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

"A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade elaborou o projeto de todas as calçadas dos prédios da administração municipal, que foram orçadas pela Semohab, que agora abre a licitação. Foi um grande esforço dos servidores, que entendem a importância para a cidade de espaços seguros para a mobilidade de pedestres", afirmou o subsecretário de Controles Urbanos, Otto Grellert.

Obras

A previsão é de que as obras de calçadas nos equipamentos da PMV sejam iniciadas ainda neste ano, segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação, Márcio Passos.

"Quem visita escolas, postos de saúde e todos os prédios em busca dos serviços públicos da Prefeitura precisa de calçadas cidadãs em boas condições. Cobramos a acessibilidade dos moradores e também fazemos a nossa parte. Com essa união de forças, faremos de Vitória uma cidade cada vez mais acessível e humana", afirmou Passos.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL