NEGÓCIOS

Produtividade nas empresas está ligada a Higiene Ocupacional

Pode eliminar riscos ocupacionais, o que confere maior produtividade nas empresas.

Em 30/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, a Higiene Ocupacional é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. Quando bem exercida, pode eliminar riscos ocupacionais, o que confere maior produtividade nas empresas.

O assunto foi tema do 1º Fórum Capixaba de Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pela Provider, na ultima terça-feira (28), no Espaço Vitória, na Leitão da Silva.

Para falar de Higiene Ocupacional, o evento trouxe a autoridade no assunto, o Engenheiro Dr. José Luiz Garcia Navarro, que também é especialista em engenharia de Segurança do Trabalho e advogado.

Segundo Navarro, a Higiene Ocupacional está intimamente ligada a Segurança do Trabalho. “Ela é apenas uma parcela das exigências quanto a segurança do trabalho. Dividida nas etapas de antecipação do risco, reconhecimento, avaliação e controle, se elimina os riscos ocupacionais e os danos em potencial à saúde e integridade do colaborador. Com isso, sem funcionários possuidores de doenças ocupacionais a produtividade da empresa com certeza irá aumentar”, destaca.

No Fórum, José Luiz Garcia Navarro abordou de maneira simples e instrutiva, objetivando principalmente a compreensão da legislação previdenciária inserida na Segurança do Trabalho.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Imagem relacionada

Quanto ao eSocial, assunto interligado ao tema do evento, ele completa que as empresas devem se preocupar principalmente na elaboração do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho. “É na elaboração desse documento, imprescindível para a alimentação dos dados do eSocial, que se insere a Higiene Ocupacional, com as avaliações quantitativas e qualitativas os agentes nocivos. Que as empresas precisam dar atenção, também”.

Voltado para trabalhadores, empregadores e estudantes da área de saúde e segurança do trabalho e recursos humanos, o 1° Fórum Capixaba de Saúde e Segurança do Trabalho trouxe assuntos que envolvem saúde, segurança ocupacional e eSocial também.