TEMAS GERAIS

Professores da Ufes aprovam adesão à Greve Geral no dia 28.

Os professores aprovaram por unanimidade a adesão à Greve Geral.

Em 20/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os professores aprovaram por unanimidade a adesão à Greve Geral convocada pelas centrais sindicais contra as reformas Previdência e Trabalhista, bem como a lei das Terceirizações, aprovada no mês de março; e ainda contra os impactos que esses ataques terão para os docentes, para as instituições de ensino públicas e para o serviço público e a população de modo geral. A Greve Geral está marcada para o dia 28 de abril, sexta-feira.

Para organizar de forma coletiva a greve que promete parar o Brasil, uma comissão de  mobilização irá se reunir na próxima semana (25/04), terça-feira, na sede da Adufes. “Nesse período, até dia 28, nosso esforço será em construir de forma ampla as mobilizações para o dia da greve. Nenhum direito a menos!”, disse o presidente da Adufes José Antônio da Rocha Pinto. Também ocorrerá na mesma data a reunião da Frente Estadual em Defesa da Previdência Social e dos Serviços Públicos, no segundo piso da Adufes, às 17 horas. As sugestões dos docentes para o dia 28 irão compor o calendário de atividades da  Frente Estadual, que agrega vários sindicatos (entre eles a Adufes) e movimentos sociais.

A contrarreforma da previdência (PEC 287) vai barrar a aposentadoria, ampliando o tempo de contribuição e intensi­ficando as já precárias condições de trabalho, atingindo toda a categoria docente. A terceirização irrestrita, já aprovada e sancionada, atingirá os servidores públicos de maneira direta, e as instituições de ensino superior serão um alvo preferencial. A contrarreforma trabalhista (PL6787/16) vai comprometer todas as garantias de férias, limitação da jornada de trabalho, 13° etc. Vai impor uma perda de direitos que, combinada à terceirização, atingirá às trabalhadoras e trabalhadores, impedindo, inclusive, a continuidade de oferta de serviços sociais públicos e gratuitos.

Mudança do Regimento Interno (RI). 

Uma segunda plenária só para os associados estava agendada para ocorrer nesta manhã (19),na sede da Adufes, mas por falta de quórum nãohouve deliberação sobre a pauta Alteração do Regimento Interno. Ainda assim, os docentes se comprometeram a organizar um calendário de visitas aos centros da Ufes, que visa debater sobre o atual regimento e as possíveis alterações do documento. A última mudança que ocorreu no RI foi em 2009, mas apenas para adequar ao Código Civil.