TEMAS GERAIS

Professores fazem curso para implantar horta em escola de Viana (ES).

O objetivo é ensinar novas formas de ter uma melhor qualidade de vida.

Em 21/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Técnicas que vão desde o plantio a comercialização de hortaliças foram alguns dos ensinamentos passados para professores da rede municipal de Viana Sede. Eles tiveram um dia de aula para aprender sobre as técnicas que, no dia a dia da escola, serão repassadas para os alunos durante os cuidados com a horta que levará os alimentos para a hora do recreio. O curso de 'Horta Convencional', realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde, na última segunda-feira (18), contou com a presença, também, de moradores da região e foi oferecido por meio de parceria entre escola, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria Municipal de Agricultura.

O diretor da escola, José Lúcio, o objetivo pedagógico de levar esse curso para a escola é poder criar o sentimento de responsabilidade nos alunos. “Nossos alunos, com a ajuda dos nossos funcionários, vão cuidar da horta na escola. Assim, queremos trabalhar os valores humanos e da natureza”, explicou. As hortaliças cultivadas na escola também serão utilizadas na merenda escolar.

O instrutor do Senar, José Inácio Polonini, destacou que durante o curso foi  trabalhada a reutilização de lixo úmido, que corresponde a 70% do lixo descartado no mundo. Com ele pode ser feito o adubo ôrganico para as plantas. “Trabalhamos também a consciência ecológica, valorizando o aproveitamento do lixo único”, completou.

Na próxima semana, de quarta (27) a sexta-feira (29), um novo curso de 'Olericultura (horta convencional) será oferecido na Secretaria de Agricultura, em Viana Sede, para produtores rurais. O objetivo é ensinar novas formas do produtor ter uma melhor qualidade de vida, uma nova fonte de renda ou até mesmo para consumo próprio.

Fonte: Secom-Viana