TEMAS GERAIS

Profissional mostra como tornar a casa segura para crianças

Quem possui criança em casa sabe o quanto é preciso ter cuidados redobrados.

Em 21/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quem possui criança em casa sabe o quanto é preciso ter cuidados redobrados para evitar qualquer tipo de acidente. As crianças geralmente são curiosas e não têm dimensões dos riscos que algumas situações oferecem. De acordo com a ONG Criança Segura, cerca de 80% dos acidentes com crianças poderiam ser evitados. É preciso que os pais fiquem em alerta, tomem precauções e promovam as adaptações necessárias na casa.

Banheiro

É preciso ter muito cuidado com esta parte da casa. Segundo a designer de interiores da Grand Construtora, Geruza Calvalcante, é necessário ter atenção com os vasos sanitários e as banheiras, pois podem se transformar em grandes vilões. As crianças, principalmente os bebês, ainda não possuem tanto equilíbrio, o que facilita os imprevistos na água. Poucos centímetros de água são suficientes para causar acidentes. “O ideal é deixar a porta sempre fechada ou instalar travas de segurança na tampa do vaso”, explica.  Cuidado redobrado também com os produtos cosméticos.

Cozinha

Outra parte da casa que pode oferecer perigo é a cozinha. Caso a criança tenha acesso a este cômodo, certifique-se de que as panelas, utensílios e eletrodomésticos sejam mantidos fora do alcance.

Sala

Diversos tipos de acidentes domésticos também podem ocorrer na sala. “É importante evitar pisos e tapetes escorregadios. Uma alternativa é dar preferência aos pisos de acabamento natural, que oferecem mais segurança em relação aos polidos”, destaca a profissional. Além disso, móveis com quinas pontiagudas devem ser evitados, dando preferência aos arredondados ou com proteção.

Tomadas

A designer de interiores também faz um alerta sobre os fios elétricos. “Além de colaborar com a estética do ambiente, tomadas embutidas na marcenaria, menos aparente, evita acidentes com as crianças curiosas”, explica. 

(Foto: Divulgação)