CIDADE

Programa auxilia e orienta produtores rurais em Domingos Martins

É a implantação do Programa Barragem Legal.

Em 31/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMDM

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins iniciou recentemente mais uma importante prestação de serviço aos produtores rurais do município com a implantação do Programa Barragem Legal. A iniciativa auxilia e orienta o homem do campo no planejamento e no processo documental para a construção de barragens para reserva de água.

Por meio do programa, a prefeitura disponibiliza toda a orientação técnica, incluindo a elaboração do projeto e o acompanhamento por engenheiro agrônomo da secretaria contratado para este fim. Toda a parte documental junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão responsável pelo licenciamento de barragens, também é auxiliada pela equipe da prefeitura. Já a execução da barragem cabe ao produtor rural.

“Nosso objetivo com esta ação é promover a reserva de água e potencializar a capacidade de nossa região para a produção deste líquido valioso. Identificamos a demanda e muitos produtores já demostram interesse em participar do projeto”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Ademiro Dettmann.

Para ter acesso ao serviço, o produtor rural deve oficializar sua inclusão no Programa Barragem Legal protocolando o pedido diretamente na Prefeitura, devendo apresentar as cópias simples da escritura do terreno e do bloco de produtor rural.

Desde a implantação, em abril deste ano, o Programa Barragem Legal já auxilia e orienta produtores para a construção de 15 barragens em todo o município. Ainda de acordo com Dettmann, a previsão é a de que a primeira barragem comece a ser construída no mês que vem, na localidade de Biriricas de Cima.

Capacitação

Em maio, a Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou um dia de campo específico sobre a execução de barragens voltado para o treinamento de operadores de escavadeira, retroescavadeira e outros profissionais. Os participantes receberam informações relacionadas à interpretação de projetos de barragem já elaborados e correta execução da obra.

*Com informações da Secom/PMDM

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL