TEMAS GERAIS

Programa CFA mostra a nova regra para gestores financeiros.

5 de 6.491 Nova regra para gestores financeiros mostra a necessidade de convergência entre as provas Entrada x Taina Ianone taina.ianone@fleishman.com.br por i-mpress.com 16:16 (Há 4 horas) para mim Nova regra para gestores financeiros mostra a necessidade de convergência entre as provas Programa CFA é reconhecido pela CVM como qualificação para Gestores de Carteira no Brasil.

Em 13/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

São Paulo, 13 de abril de 2016 – Marina Braga, CFA, é uma das primeiras profissionais do mercado a utilizar as novas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para obter o registro de Gestora de Carteiras. Com a mudança do processo, Marina conseguiu o registro tendo o Nível III do programa de certificação Chartered Financial Analyst (CFA), organizado pelo CFA Institute.

A Deliberação 740, da CVM, passou a valer em 4 de janeiro deste ano. Segundo ela, os profissionais de mercado podem obter o registro de administrador de carteiras tendo: o Nível III do CFA; os módulos I e II do programa de Certificação de Gestores da Anbima (CGA), organizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); ou o Exame 1 e 2 do Final Level do programa de certificação internacional para profissionais de investimentos, organizado pelos membros da Association of Certified International Investment Analysts (ACIIA).

Até então, os profissionais conseguiam esse registro apenas após um longo processo, em que tinham que comprovar sua experiência de vários anos atuando no mercado. Esta comprovação exigia cartas de confirmação dos empregadores atuais e passados do candidato.

A mudança da regra foi muito bem recebida pelo mercado, já que retirou totalmente a subjetividade do processo para obtenção de registro de Gestor de Carteiras. O que falta agora é uma convergência entre as próprias certificações, já que existem tópicos muito parecidos entre esses exames. As provas do CFA e do CGA, por exemplo, possuem vários tópicos iguais: Métodos Quantitativos, Finanças Corporativas, Derivativos, Renda Fixa, Renda Variável, Gestão de Risco, entre outros.

“O processo de registro foi bastante simples. Além do comprovante de aprovação do CFA Level III, tive apenas que enviar à CVM cópia de alguns documentos pessoais e em menos de 20 dias meu registro foi publicado no Diário Oficial”, relata Marina.

Como a maioria esmagadora das gestoras são associadas ou aderem ao código de Certificação da Anbima, os profissionais que trabalham nessas empresas precisam ter o CGA, independentemente de estarem registrados na CVM. Isso significa que, os gestores, mesmo tendo obtido o CFA, uma certificação internacional relevante para o mercado financeiro, precisam obter também o CGA e acabam fazendo provas bastante repetitivas.

Esse é exatamente o caso da Marina. Ela, que já possui a certificação CFA, obteve o registro de Gestora de Carteiras junto à CVM mas não o CGA. Segundo a presidente da CFA Society Brazil, Sonia Villalobos, CFA, a instituição e a Anbima já estão em conversas sobre o assunto e devem chegar a algum acordo com relação às provas. “Uma saída interessante seria as provas focarem nos mercados em que as instituições possuem maior expertise. As do CFA Institute no mercado internacional e as da Anbima no local”, acredita Sonia.

Sobre o CFA Society Brazil

O CFA Program é o maior programa global para certificação de analistas de investimentos. O CFA Institute é a maior associação global de profissionais de investimentos, com mais de 135 mil membros espalhados por 150 países e territórios, e confere a certificação CFA – Chartered Financial Analyst. A CFA Society Brazil é parte de uma rede de 148 CFA Societies localizadas em 70 países. No Brasil são mais de 750 membros, em nove estados (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, DF, PE e PB), que atuam em diferentes segmentos do mercado financeiro, tais como bancos de investimento, private banking, corretoras, gestoras de recursos, boutiques de M&A, firmas de private equity, familly offices, agências de classificação de risco, provedores de informações financeiras e outras empresas do setor. 

Sobre CFA Institute

O CFA Institute é uma associação global de profissionais de investimento que define o padrão de excelência e credenciais profissionais. A organização é um campeão para o comportamento ético nos mercados de investimento e uma fonte de conhecimento respeitado na comunidade financeira global. O objetivo final: para criar um ambiente onde os interesses dos investidores vêm em primeiro lugar, os mercados funcionam no seu melhor, e as economias crescem. CFA Institute tem mais de 136,600 membros em 145 países e territórios, incluindo 139,256 charterholders CFA, e 147 membros sociedades. Para obter mais informações, visite www.cfainstitute.org.

Por FleishmanHillard Brasil