CIDADE

Programa orienta sobre higiene bucal em Itapemirim

O programa Saúde nas Escolas incentiva a prevenção de higiene bucal.

Em 20/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/Itapemirim - Reprodução

O Município de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), numa parceria com o Ministério da Educação, realizou uma ação por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), com o objetivo de incentivar a prevenção de higiene bucal, na creche Honorina Figueiredo Peçanha, onde 60 crianças foram atendidas.

O programa acontece durante todo o ano em diversas localidades, e visa dar atenção primária as pessoas de uma determinada região (principalmente em localidades do interior). Ele é uma das portas de entrada da saúde odontológica à população, e visa a promoção, prevenção e recuperação da saúde, concentrando-se nas crianças do ensino infantil ao fundamental.

O secretário de Saúde, Júlio Cesar Carneiro, comenta sobre a importância de estimular o aprendizado sobre higiene bucal desde a infância. “Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental ajudam muito. E quando se aprende desde cedo, é possível evitar que se tornem problemas dentários mais graves”, destaca.

Foto: Ascom/Itapemirim - Reprodução

No município, a iniciativa é coordenada e desenvolvida pelos profissionais Dra. Luana Freitas e Dr. Vinícius Lugato. Para eles, levar conhecimentos para as crianças é uma iniciativa muito gratificante. “Com este trabalho estamos levando educação e saúde, fazendo a prevenção da higiene bucal”, enfatizam.

O programa teve início no mês de julho, quando foi formulado um cronograma de atendimento para as escolas e começou a atender no começo do mês de setembro.

A próxima escola a ser atendida será a creche Gabriel Alves Peçanha da Silva e a ação deverá continuar por todo o ano, seguindo o cronograma semanal criado pela secretaria. -

*Por Assessoria Executiva de Comunicação de Itapemirim

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL