CIDADE

Proibidas captura e comercialização do caranguejo-uçá em VV

O intuito é preservar o espécime, garantindo o período de procriação.

Em 07/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcao/PMVV

A primeira fase do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) nos manguezais da região sudeste começa na próxima sexta-feira (10) e segue até o dia 15 de janeiro. É proibida a captura neste período. O intuito é preservar o espécime, garantindo o período de procriação. Além dos cinco dias em janeiro, haverá outros três períodos de defeso: 09 a 14 de fevereiro, 09 a 14 de março e 07 a 12 de abril de 2020.

A chamada “andada” é o período de reprodução, em que os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos.

Nesses dias, além da captura, a lei proíbe a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, transporte, industrialização, comercialização, armazenamento, bem como as partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem, de acordo com a Portaria 019-R/ Dez 2019 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA).

A Prefeitura está atenta sobretudo aos restaurantes, comércios, quiosques e feiras livres da cidade, com o objetivo de evitar a comercialização do caranguejo. “Quem for flagrado vendendo ou comercializando o espécime vai ser multado por cada unidade”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Flávia Maciel.

E completou: “O cidadão pode denunciar através do telefone 162 da Ouvidoria Geral ou pelo aplicativo Ouve Vila Velha. A equipe vai até o local para verificar a denúncia, aqueles que desrespeitarem este período serão penalizados de acordo com a Lei nº 9.605/98. Os caranguejos vivos apreendidos serão soltos em seu habitat natural”.

Fique atento às datas de defeso:

10 a 15 de janeiro de 2020
09 a 14 de fevereiro de 2020
09 a 14 de março de 2020
07 a 12 de abril de 2020 

LEIA TAMBÉM

Prefeitura instala 57 banheiros na orla e realiza manutenção nos chuveiros

Moradores, turistas e visitantes que estão aproveitando o verão nas praias de Vila Velha podem contar com 57 cabines sanitárias hidráulicas instaladas pela Prefeitura de Vila Velha em toda a orla.

Além das praias, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) instalou cabines na Lagoa Grande, em Ponta da Fruta, e na lagoa de Interlagos. Os banheiros são higienizados quatro vezes ao dia.

Já a manutenção dos 48 pontos de chuveiros instalados na orla é feita diariamente por uma equipe da Semsu, que percorre todas as praias. Porém, os chuveiros têm sido alvo de constantes depredações. Apenas no último mês, foram furtadas mais de dez bombas e há registro de botoeiras e demais itens quebrados logo após a manutenção. Vale ressaltar que, assim que a equipe verifica a ausência de algum item, estes são imediatamente trocados.

Além disso, o cidadão pode auxiliar a Prefeitura a manter os equipamentos funcionando. Se flagrar alguma depredação aos chuveiros e demais equipamentos públicos, ligue para a Ouvidoria, por meio do telefone 162, para registrar uma ocorrência. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)