TEMAS GERAIS

Projeto Cidades Digitais ampliará acesso a internet rápida no AP e PA.

No Pará, o projeto já está implantado em nove municípios e vai chegar a outros 15 até o fim de 2018.

Em 09/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O programa Cidades Digitais, do governo federal, vai garantir a ampliação do acesso à internet rápida no Amapá e no Pará. Para isso, o Ministério das Comunicações firmou parceria com  os governos do Pará e do Amapá para facilitar a instalação de infraestrutura de fibra óptica  em locais onde o projeto ainda não está presente e também garantir a manutenção da rede nos municípios que já são beneficiados pelo programa.

No Pará, o projeto já está implantado em nove municípios e vai chegar a outros 15 até o fim de 2018. No Amapá, seis cidades serão beneficiadas com a rede de fibra óptica de alta velocidade. O Ministério das Comunicações está em fase de negociações para firmar parcerias semelhantes no Ceará e no Espírito Santo.

As bases do acordo começaram a ser discutidas, na semana passada, durante reuniões entre representantes do ministério, dos governos estaduais e das prefeituras que vão receber o Cidades Digitais.

Redução de custos

O secretário de Inclusão Digital do ministério, Américo Bernardes, explica que as parcerias permitirão o compartilhamento de infraestrutura e, com isso, levar redes de fibra óptica até os municípios do interior. Outro benefício do acordo será a manutenção das redes de alta capacidade que serão instaladas nas cidades.

Segundo Américo, a parceria vai permitir ainda a redução de custos para os municípios e também possibilitar que os Estados utilizem a rede já implantada para conectar serviços públicos nas áreas de segurança pública, saúde e justiça, gerando aprimoramento da gestão pública. Além disso, o programa federal instala pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias, garantindo inclusão digital para os cidadãos.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério das Comunicações