CIDADE

Projeto de ex-presidiário colore e revitaliza bairro de Vitória/ES.

Ele e sete colaboradores fazem pinturas em espaços do bairro Moscoso.

Em 23/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O projeto de um ex-presidiário, que conta com a ajuda de outras sete pessoas, leva cor ao bairro Moscoso, em Vitória. Mas, mais do que mudar o espaço físico, eles querem mudar a vida das pessoas.

Anderson ficou preso durante 11 anos e cada traço na parede representa transformação para ele e para quem convive nos espaços de intervenção.

“A comunidade vem toda agradecendo, graças a Deus, sabendo que o que a gente está fazendo vai ser para os filhos deles amanhã e para o nosso futuro também”, disse.

O colaborador Marcos Belchoff acredita que participar do projeto é uma maneira de fazer bem à comunidade. “Hoje em dia as crianças não têm uma opção de lazer, uma opção de recreação”, comentou.

Com esse trabalho, a praça do bairro Moscoso foi revitalizada. A moradora Terezinha Santos Falcão conta que a praça era bem diferente.

“Aqui era uma coisa muito horrível, agora já deu uma melhorada boa. Está aprovado. Ficou muito bom”, opinou.

Outro morador, Romildo Samorá, participou dessa transformação na praça. Ele pintou um coração e explicou qual mensagem quis deixar. “Representa para a comunidade amar uns aos outros”, contou.

O líder comunitário Ariston Nascimento, da associação de moradores do bairro Moscoso pede ajuda para que o grupo, que usa tintas doadas, continue com o projeto.

“A gente ajuda como pode, a gente corre atrás, inclusive a gente faz um apelo aos empresários e comerciantes. Eles precisam de ajuda, são pessoas humildes, não têm condições de ficar comprando tinta. Tem muito local na capital em que eles poderiam fazer essa grafitagem”, disse.

E não é só o ambiente físico que eles querem mudar. Para Marcos Belchoff, o importante é mudar as pessoas.

“Não adianta deixar um mundo novo para as pessoas, mas deixar pessoas novas para o mesmo mundo. Querer um mundo de paz, um mundo sem guerra, sem discussão, sem pai matando filho e filho matando pai”, declarou.

História do bairro
De acordo com a Prefeitura de Vitória, o bairro Moscoso fica situado em uma das partes altas do centro da cidade, ocupando um dos morros que permeiam a região do Parque Moscoso.

O início da ocupação do bairro aconteceu em 1929, quando cinco famílias provenientes do estado de Pernambuco e dos municípios de Santa Leopoldina e Venda Nova do Imigrante, no interior do Espírito Santo, se instalaram na parte baixa do morro.

Essas famílias ocuparam de forma pacífica uma região localizada próxima ao centro da cidade, perto de escolas e de estabelecimentos comerciais que possibilitavam oportunidade de trabalho. Outras famílias se uniram aos primeiros migrantes e efetivaram a ocupação da área.

As moradias se estabeleceram inicialmente na parte baixa do bairro. Na medida em que o processo de ocupação foi se expandindo, a ocupação avançou para a área mais alta até preencher os espaços vazios que ofereciam condições de habitação.

g1/Espirito Santo