EDUCAÇÃO

Projeto ensina alunos a cuidarem da escola e aumenta frequência

O projeto aproxima família e escola e aumenta a frequência escolar dos alunos.

Em 06/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Helena Baioco Vasconcelos, em Serra Dourada III, estão aprendendo a cuidar da escola e do meio ambiente com o Jardim dos Valores. O projeto aproxima família e escola e aumenta a frequência escolar dos alunos usando a criatividade para atrair a atenção dos pequenos. 

Cada turma de alunos é responsável por cuidar de um jardim de flores no pátio da escola, sempre ao final das aulas. As famílias também são convidadas a participar da rega. São vários jardins com vasos de flores dispostos em caixotes de madeira que formam “centopeias” coloridas. Além disso, um mural de vasinhos com os nomes dos alunos escritos em flores de cartolina enfatiza que, assim como as plantas, os seres humanos precisam ser cuidados.

O objetivo é reforçar os preceitos trabalhados no Programa Educação em Valores Humanos, da Secretaria de Educação da Serra.

A diretora da escola, Keila Kris Aguiar Tonon, relata que o projeto ajuda a diminuir o índice de faltas dos alunos. “Eles aprendem que cada um tem uma função importante a desenvolver, seja no jardim ou na sociedade”, frisou.

O objetivo é que os alunos se envolvam, segundo Keila. “Queremos trabalhar os valores de forma intensiva e sistematizada, contribuindo para a construção do sentimento de que o aluno pertence a uma organização chamada escola e que, por isso, precisa preservá-la e valorizá-la como espaço de produção de conhecimento, e que, ao fazê-lo, estará crescendo enquanto pessoa e aluno”.