CULTURA

Projeto Livres Livros chegará a Cachoeiro de Itapemirim (ES).

O lançamento do projeto será no dia 31 de março, às 16 horas, na Praça Elísio Cortez Imperial.

Em 24/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Idealizado por Raíssa Martins, o projeto Livres Livros chega a Cachoeiro de Itapemirim. Tendo como referência e chancelado pela Fundação Americana Little Free Library, o projeto Livres Livros atua com o objetivo de dar acesso a leitura de forma gratuita, dialogando com a comunidade e com a participação da sociedade numa troca de livros infinita: Deixe um livro, Leve um livro, esse é o lema nas unidades de minibibliotecas livres já instaladas em áreas públicas da cidade de Salvador.

Em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Odebrecht Ambiental, a primeira Praça a receber o projeto Livres Livros, será a Elísio Cortez Imperial, localizada no bairro Aquidaban. O lançamento do projeto será no dia 31 de março, às 16 horas, nesta Praça.

“Nesse dia, serão realizadas diversas atividades culturais, como contação de histórias, sarau musical, entre outras”, informa Micheline Bernabé, responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental da Odebrecht Ambiental.

Segundo o diretor da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro, Denis Lacerda, a concessionária espera estimular outras empresas a adotarem uma minibiblioteca e oferecerem a possibilidade de leitura a mais comunidades de Cachoeiro de Itapemirim e região. “A leitura exerce um forte poder de transformação na vida das pessoas. Esperamos, com este projeto, fazer os livros chegarem ao alcance de todos, em um trabalho coletivo que também pode contar com o apoio de outras organizações”, enfatiza.  

As minibibliotecas têm estrutura simples, propositalmente, para aproximar o público e deixar claro que a atividade é “livre”. Locais de grande circulação, como praças e espaço públicos, são escolhidos para as instalações das unidades Livres Livros. Assim, os exemplares de diversos assuntos ficam à disposição da comunidade do entorno, permanentemente e sem burocracia.

Nos locais onde as unidades são instaladas, a gestão do projeto trabalha para levar atividades literárias ou culturais que promovam a integração na comunidade e estimulem a leitura. Além da troca de livros, as minibibliotecas contarão com diferentes atividades no dia a dia, envolvendo escolas e comunidade, como contação de histórias, sarau musical, concurso de poesia, entre outras, tornando-se um verdadeiro centro cultural.

Em Cachoeiro de Itapemirim, os livros poderão ser doados na Odebrecht Ambiental, localizada no bairro Ilha da Luz, e na sede do projeto Grupo Unido, no bairro Aquibadan. 

“Fiquei muito feliz com a possibilidade de trazer o projeto para Cachoeiro de Itapemirim, além de uma conquista importante para Livres Livros, trata-se de uma cidade bem representativa em termos culturais que tem proporcionado encontros especiais como ter a Maria Elvira, escritora e responsável pelo projeto Livres Livros na cidade e contar também com o apoio de instituições como a Odebrecht Ambiental, o Grupo Unido e a LUSB, caminhando do nosso lado. O apoio da imprensa e da Secretaria Municipal de Cultura é fundamental e acolhedor. Estamos empolgados e com histórias especiais para contar, desejamos ocupar as praças ajudando a humanizar um pouco mais estes espaços públicos. Só temos a agradecer a cidade e o faremos espalhando afeto em forma de livros", explica Raíssa Martins, que lidera o projeto desde julho de 2014.

Por Jackeline Gama/Contatus Comunicação