CIDADE

Projeto Praia Limpa prepara alunos para o verão em Vitória

O objetivo é conscientizar sobre a melhor forma de usufruir das praias.

Em 08/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam

Os educadores do Centro de Educação Ambiental da Mata Paludosa, já de olho no verão de 2020, vem trabalhado nas escolas de Jardim Camburi o projeto Praia Limpa.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar alunos, professores e moradores sobre a melhor forma de usufruir dos benefícios das praias, sem causar prejuízos aos elementos da natureza e aos ecossistemas.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha, a ideia central é ressaltar a importância de preservar e conservar o ambiente marinho.

Educadora ambiental da Mata Paludosa, Osnéia Peccoli ressalta que muitas atividades foram desenvolvidas no decorrer de 2019, como palestras, visita de campo para limpeza da praia, pescaria ecológica, verificação da qualidade da água e trabalho com material educativo sobre restinga.

"Com essas ações, foi possível ensinar e aprender sobre vários conteúdos, principalmente, a respeito dos quatro temas que fazem parte do projeto: a importância do descarte correto dos resíduos; os cuidados com os animais domésticos, sobretudo na praia; a preservação da restinga e a balneabiliadade".

Fechamento

Na próxima segunda-feira (11), 85 alunos dos 2º anos matutino e vespertino do Colégio Renovação desenvolverão a última atividade proposta pelo projeto Praia Limpa.

Também participaram do projeto 55 alunos dos 2º anos vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, que foi encerrado no dia 29 de outubro, no Revis da Mata paludosa.

"Ao longo do processo, foi gratificante perceber o envolvimento de todos os alunos e como tiveram grande aproveitamento dos conteúdos ensinados", disse Osneia.

Qualidade de vida

"Acreditamos que esses ensinamentos podem transformar nossa vivência e relação cotidiana com o meio ambiente, para que possa ser mais saudável e sustentável. Aluno, família, sociedade e educação ambiental interligadas em atividades que realmente podem favorecer para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente", declarou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

LEIA TAMBÉM

Sábado para toda família com contação de histórias e teatro no Parque Moscoso

A imaginação vai tomar conta do Parque Moscoso na tarde deste sábado (9) com o projeto Viagem pela Literatura, a partir das 14 horas, com troca de livros e gibis, contação de histórias e encontro com a escritora Marta Samor, além de muito teatro com a peça "O Rei de Quase Tudo", do grupo Rerigtiba. A classificação indicativa é livre.

Já no início do evento, o público vai poder selecionar um livro na estante e sentar em uma sombra para aproveitar uma boa leitura. E quem tiver gibis e livros não didáticos e bem conservados em casa pode participar da Banca Troca de Livros e Gibis. Basta deixar o livro ou gibi na prateleira e escolher um novo título para levar para casa e curtir uma nova história.

Às 14h30, acontece o “Encontro com a Escritora” Marta Samor, autora dos livros “Dois Grandes Amigos”, “Azabum, Mágico ou Palhaço”, “Quilie os Números”, “As Três Bruxinhas” e “Joãozinho, o Marinheiro Azul”. A autora vai conversar com o público e, em seguida, vai divertir a todos com contação de histórias.

Espetáculo teatral

Às 15 horas, entra em cena o grupo Rerigtiba, com a adaptação do livro “O Rei de Quase Tudo”, de Eliardo França, na atividade Viver o Livro Ao Vivo e Em Cores. O espetáculo infantil faz refletir sobre inúmeros conceitos essenciais para a formação da personalidade da criança. A peça conta ainda com cenas de mágica e palhaçaria.

Dois artistas trazem à cena a história de um rei com vontade de ser o rei de tudo, mas, por mais que tivesse bens, terras e até a lua, continuava sendo o rei de quase tudo, porque há certas coisas que jamais poderão pertencer a uma pessoa, mesmo sendo um rei.

O projeto Viagem pela Literatura é uma realização da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura.

Grupo de Teatro Rerigtiba

É um coletivo de artistas que se dedica à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética como forma de aprimorar seu ofício.

Com 26 anos de existência, o Rerigtiba mantém um trabalho contínuo de investigação, produção, montagens e apresentações de espetáculos nos mais diversos estilos e técnicas. Também realizam cursos, oficinas e workshops.

Serviço

Viagem pela Literatura no Parque Moscoso
Quando: 9 de novembro (sábado) às 14 horas
Onde: Parque Moscoso
Classificação indicativa: livre