CIDADE

Projeto social busca transformar o futuro de jovens em Serra

São desenvolvidos diferentes tipos de oficinas voltadas para o cotidiano dos participantes.

Em 12/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Fred Loureiro/Secom-PMS

O projeto Protejo, parceria da Prefeitura da Serra com o Ministério da Justiça e desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social (Sedes) em Jardim Carapina, está contribuindo para mudar o modo de pensar de parte dos jovens do bairro. Voltado para adolescentes e jovens com idades entre 15 e 24 anos, o projeto tem como objetivos promover a cultura da paz e o empoderamento juvenil.

Uma das participantes é Larissa Pereira Machado, de 18 anos. Ela concluiu o ensino médio e pretende cursar uma faculdade. “Aprendi sobre direitos dos consumidores, dos trabalhadores. Tem também muitos debates e podemos expor nossa opinião, conhecer opiniões opostas à nossa e conseguir respeitar isso”.

A estudante acredita que o projeto irá ajudá-la em breve, quando estiver no ensino universitário. “O projeto ajuda a mudar ideias, conceitos, formas de pensar socialmente. Quando eu entrar na faculdade já posso entrar com opinião própria em questões sociais, políticas. Isso é muito importante, para mim que quer fazer Psicologia”.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Lucas Senna, de 19 anos, também está estudando para cursar uma faculdade de Direito. “Antes eu ficava mais em casa, às vezes muito na rua, jogando bola, sem muito que fazer. Agora venho de terça a sexta-feira. Aqui a gente tem muitas aulas bacanas, consegue interagir com as pessoas, conhece mais gente. Muitas vezes temos aulas sobre nossos direitos e nossos deveres”.

Segundo o psicólogo do Protejo, Helon de Oliveira, no projeto são desenvolvidos diferentes tipos de oficinas voltadas para o cotidiano dos participantes, com debates a respeito de relações familiares, cultura, esporte e sexualidade, entre outros assuntos.

“Os jovens estão participando ativamente, dando suas opiniões, pensamentos, construindo atividades em conjunto”, desta o psicólogo.

O Protejo está beneficiando 75 jovens, que além das atividades de formação social e cultural participam de capacitação profissional na área de informática. As atividades do projeto começaram no ano passado e são realizadas no CRAS/CAI, em Jardim Carapina.

LEIA TAMBÉM:

Especialista em educação de trânsito dá dicas de segurança para pedestres

O trânsito é composto por vários elementos: caminhões, ônibus, carros, motocicletas, ciclistas e pedestres. Desses, os pedestres representam a parte mais frágil de todo o sistema. Por isso, é fundamental que eles também adotem práticas seguras no trânsito.

Especialista em educação de trânsito dá dicas de segurança para pedestres

Foto: Fred Loureiro/PMS

“Muitas vezes os pedestres se esquecem que fazem parte do trânsito”, explica a agente de trânsito Bianca Paixão, que atua nas atividades educativas promovidas pelo Núcleo de Educação de Trânsito (NET).

Bianca destaca que a segurança dos pedestres também está entre os assuntos das ações de conscientização promovidas pelo núcleo. “É fundamental seguir aquele velho conselho de olhar para os dois lados. Por incrível que pareça há gente que ignora esta orientação básica”, afirma Bianca.

A agente pontuou uma série de dicas e condutas para que os pedestres exerçam o direito de ir e vir com segurança, sem colocar as próprias vidas ou as de terceiros em risco.

Confira as dicas:

1 – Atravesse nos locais adequados, como semáforos, faixas de pedestres e passarelas;
2 – Atravesse a via em linha reta, pois o caminho a ser percorrido é mais curto e consequentemente o tempo em que o pedestre permanece na via é menor;
3 – Cuidado com o telefone celular. A distração ao olhar mensagens enquanto caminha pode provocar atropelamentos fatais. Cuidado também quando estiver com fones de ouvido, pois eles podem tirar a atenção necessária para atravessar uma via;  
4 – Evite atravessar em trechos onde os motoristas terão dificuldade para enxergar o pedestre, como em curvas, topos de subidas ou atrás de obstáculos como postes, árvores, ônibus e caminhões;
5 – Não atravesse a rua correndo, para evitar o risco de tropeçar e cair;
6 – Pedestres também devem ter atenção redobrada nos dias de chuva. Além da visibilidade do condutor estar reduzida, há o risco de escorregar na via ou tropeçar nos buracos que eventualmente se formam.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL