EDUCAÇÃO

Projetos incentivam hábito pela leitura na rede pública do ES.

A atividade tem como objetivo oferecer a troca de experiência entre os estudantes.

Em 29/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Escola Estadual Eurico Salles, localizada em Itaguaçu, promoveu um encontro literário entre alunos do ensino médio e o escritor capixaba, Pedro José Nunes. A atividade, que faz parte do projeto de literatura “Leitura – Busca pelo Prazer e Conhecimento”, tem como objetivo oferecer a troca de experiência entre os estudantes, tornando-os mais críticos.
 
A abertura do projeto contou com contação de histórias a partir da leitura do livro “A Pulga e o Jesuíta” e uma apresentação teatral da obra “A Tarde dos Porcos”.
 
Os alunos interagiram com o escritor, que autografou livros. Os educadores também tiverem um momento especial e participaram de um café com prosa com Pedro José Nunes.
 
O evento contou com a participação de toda a comunidade que colaborou com a doação de 50 exemplares de livros do artista, que passarão a fazer parte do acervo da biblioteca Emílio Zanotti.
 
A professora de Língua Portuguesa, Ângela Prata, destacou que desde o início do projeto a escola tem recebido o apoio dos alunos e da sociedade. “Todos estão sempre se envolvendo de forma brilhante. O evento foi um espaço em que o escritor, além de divulgar sua obra, promoveu um diálogo sobre sua produção com seu público-leitor”, finalizou Ângela.
 
Gosto pela leitura
 
Outra escola que busca incentivar a leitura é a Eliseu Lofêgo, localizada em Cachoeiro de Itapemirim. O projeto “Praticando a Leitura Dentro e Fora da Escola” está criando, junto aos alunos do ensino fundamental, o hábito e o gosto pelos livros.
 
Na primeira semana de cada mês, os estudantes são levados à biblioteca para escolhem um livro e, juntamente com os pais, lerem e responderem um questionário referente à leitura. Além disso, os alunos fazem uma ilustração da parte que mais gostaram da história.
 
De acordo com a bibliotecária, Sara Guido de Melo, essa atividade tem proporcionado um momento prazeroso para as crianças, pois as leva para um mundo onde a imaginação não tem limites. “Eles estão adorando participar do projeto, pois são muito criativos e estão conseguindo desenvolver bons trabalhos. Além disso, têm melhorado bastante a escrita e a leitura”, afirmou.
 
Segundo ela, a ação tem alcançado bons resultados e o desempenho escolar tem melhorado significativamente. “Os pais estão tento um contato maior com a vida escolar de seus filhos. Isso é muito importante, pois o incentivo ao estudo é primordial na vida das crianças”, finalizou.
 
Secom/ES