EDUCAÇÃO

Proteção a alunos será tema de formação para educadores em VV

A capacitação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.

Em 13/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Fabricio Lima - Semcom/PMVV

Uma temática delicada, mas de extrema importância, será trabalhada pela Prefeitura de Vila Velha. As políticas públicas para a redução dos casos de mutilação de alunos e da violência no ambiente escolar serão contextualizadas na formação: "Enfrentamento nos Contextos Desafiadores na Escola".

A capacitação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e acontece nesta segunda-feira (13) e na terça-feira (14), a partir das 7h30, no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic).

“O objetivo desta formação é fazer com que os coordenadores escolares façam os primeiros atendimentos aos alunos que estão nesse processo de automutilação ou estão em um contexto de violência escolar nas instituições de ensino da Rede Municipal”, afirmou Sônia Maria Dias, coordenadora do Setor de Formação Continuada da Semed.

Serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre os temas. Participarão da Formação: profissionais da Semed, das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social (Semas).

A Capacitação é oferecida pelo Setor de Formação Continuada da Semed, com a parceria do Setor de Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação e profissionais da Área Técnica de Saúde Mental, do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção à Saúde (NUPREVI) da Semas, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI), da Semsa.

MAIS NOTÍCIAS

Educação Infantil é destaque em apresentação de projeto de nova creche

A Grande Terra Vermelha (Região 5) tem mais um projeto voltado para a criação de vagas escolares. Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Vila Velha apresentou o plano de construção da nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), que ficará na Rua Oiti, localizada na divisa dos bairros São Conrado e Ulisses Guimarães.

"A Grande Terra Vermelha tem uma atenção especial da administração neste contexto", afirmou o prefeito Max Filho, durante o encontro realizado na Unidade de Saúde de Ulisses Guimarães - Foto: Felix Falcão

"Estamos retomando em Vila Velha o processo de expansão do número de vagas e da qualidade do sistema educacional. Já temos escolas sendo construídas. Estive em Brasília nesta semana, tratando de diversos investimentos para a área. Temos o objetivo de universalizar a Educação Infantil, a exemplo do que fizemos com o Ensino Fundamental em nossas primeiras gestões. A Grande Terra Vermelha tem uma atenção especial da administração neste contexto", afirmou o prefeito Max Filho, durante o encontro realizado na Unidade de Saúde de Ulisses Guimarães. 

A Umei terá como base o projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A creche contará com 10 salas de aula e atenderá a 376 crianças de 1 a 5 anos, em dois turnos (matutino e vespertino). A unidade também terá pátio coberto, pátio descoberto, parquinho e sala multiuso.

"Um dos principais projetos da atual administração é ampliar grandemente a oferta de vagas na Educação Infantil", destacou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling. 

A abertura do processo de licitação para a contratação da empresa que executará as obras de construção da creche deve ocorrer no final de maio. As intervenções têm um custo estimado de R$ 5.380.560,84. A unidade será entregue à população até 12 meses após o início das obras.

“Estamos muito felizes com esse projeto da Prefeitura de Vila Velha. Já estou na expectativa para matricular minha filha na creche da Rua Oiti”, declarou a auxiliar de serviços gerais Rosana Almeida Silva, mãe da pequena Luana, de 3 anos.

Mais vagas

Em março, a Prefeitura de Vila Velha lançou a pedra inaugural da futura Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) de Barramares. O mesmo aconteceu com as Umeis de Praia das Gaivotas e do bairro Alecrim, em 6 e 12 de abril, respectivamente. Também já está em construção a Umei de São Torquato.  

No dia 9 de fevereiro foi inaugurada a Umef Professora Leopoldina Conceição de Mattos, no Ibes. A atual gestão também já retomou as obras da nova Umef Gil Bernardes, em Alvorada, e está perto de iniciar as intervenções de conclusão da Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno, em Santos Dumont.

Já foram apresentados os projetos das Umei’s de Jaburuna, Jabaeté, Santa Paula II, Divino Espírito Santo e do Centro (Sítio Batalha). O projeto da Umef de Vale Encantado também já foi evidenciado pela administração municipal.

Os investimentos em Educação deverão gerar mais de 3,8 mil vagas no município.

Participantes

Participaram do evento, nesta sexta-feira (10), vereadores, ex-vereadores, secretários e subsecretários municipais, lideranças comunitárias da Grande Terra Vermelha e moradores da região.

Vila Velha informatiza emissão de licenças e alvarás de obras

Os moradores de Vila Velha podem comemorar um importante avanço na área de licenciamentos: a informatização digital nos processos e serviços. Toda a emissão de licenças, alvarás e certidões da Prefeitura Municipal será feita via internet.  

COMPRE PELO SITE

Alguns documentos emitidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu) serão digitalizados. Alguns exemplos são: aprovação de projetos arquitetônicos e de aterros sanitários; licença de obras e de pequenas reformas; licença de muro e calçada; consulta previa de viabilidade; e Habite-se.

A implantação está prevista para ocorrer no dia 27 de maio. A expectativa é tornar o trâmite dos processos mais ágeis, organizados, eficientes e, ao mesmo tempo, obter economia de papel e diminuição da documentação exigida para as aprovações.

“O morador poderá acessar o portal da Prefeitura de Vila Velha, na área da Semdu, de qualquer lugar onde exista um computador ou smartphone conectado à internet. Consegue solicitar o pedido e acompanhar o andamento do processo”, explicou a secretária da Semdu, Caroline Jabour.

Para mais informações ligar para a Semdu pelo telefone 3149-7305.