POLÍTICA CAPIXABA

PRTB é retirado das eleições em Vila Velha e candidato a prefeito é preso.

O candidato Alan Cláudio de Melo (PRTB) foi preso por não pagar pensão alimentícia.

Em 07/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) teve o seu pedido de candidatura em Vila Velha indeferido pela Justiça Eleitoral por não alcançar a porcentagem exigida de mulheres entre os candidatos, que é de 30%. O partido ainda pode recorrer da decisão.

Sete candidatos a vereador da chapa ficaram impossibilidatos de disputar as eleições. Além disso, o candidato à prefeitura, Alan Cláudio de Melo, foi preso nesta terça-feira (6) por não pagar pensão alimentícia de uma das filhas.

A sentença

A sentença foi da juíza Rozenea Martins, da 32ª Zona Eleitoral. Segundo o processo, o partido não cumpriu com o percentual de ao menos 30% das vagas destinadas às mulheres, já que contava com cinco candidatos homens e apenas duas do sexo feminino.

No processo publicado no site do Tribunal Regional Eleitoral, o partido teria tentado retirar o candidato a vereador Raphael Athayde Portela Milfont (PRTB) da chapa, reduzindo o número de homens e aumentando o percentual de mulheres, mas não apresentou a carta de renúncia do suposto ex-candidato.

Intimado a se manifestar na Justiça Eleitoral, Milfont alegou que não renunciaria. Como o representante do partido não propôs uma nova solução, a juíza indeferiu o PRTB em Vila Velha.

Impedido de disputar

Um dos candidatos a vereador que foi impedido de disputar as eleições, Marcos Valério Barbosa (PRTB) acusa Alan de ter agido de forma "unilateral" e ter "destruído" o partido.

"Ele acabou com todas as nossas candidaturas, isso é falta de vergonha na cara. A única saída jurídica agora é que ele renuncie sua candidatura, já que ele não tem condição nenhuma de se manter nesta disputa. Assim, eu assumiria a candidatura a prefeito e diminuiríamos uma vaga de vereador, entrando dentro do percentual. Mas para isso, ele precisa entregar sua carta de renúncia o quanto antes", afirmou Barbosa.

O presidente e o vice-presidente do diretório estadual do PRTB no Espírito Santo foram procurados por telefone, mas não atenderam às ligações. O candidato a vice-prefeito do partido em Vila Velha, Wradimir Vieira (PRTB), também não se manifestou. O partido ainda pode recorrer da decisão.

Prisão de candidato à prefeitura

O candidato Alan Cláudio de Melo (PRTB) foi preso por não pagar pensão alimentícia, segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).

A prisão aconteceu na tarde desta terça-feira (6). O candidato que disputa a vaga de prefeito de Vila Velhax, na Grande Vitória, foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana II, também na região Metropolitana.

Do g1-es