TEMAS GERAIS

Próximo dos EUA, furacão Florence perde força e cai de categoria

O furacão avança a 28 km/h com ventos máximos sustentados de até 175 km/h.

Em 13/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

NOAA/RAMMB

O furacão Florence perdeu força e caiu para categoria 2 na escala Saffir-Simpson, nesta quarta-feira, com ventos máximos sustentados de 175 km/h em seu avanço pelo Atlântico para a costa dos Estados Unidos, de onde está distante apenas 450 quilômetros.

Em seu último boletim divulgado na quarta, às 23h (hora local, 0h de quinta-feira, em Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos EUA informou que o olho do Florence está a 455 quilômetros a leste-sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte, e a 520 de Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

Neste momento, o furacão avança a 28 km/h com ventos máximos sustentados de até 175 km/h.

Florence, que chegou a soprar com ventos de 220 km/h, perdeu nas últimas 24 horas duas categorias de intensidade na escala Saffir-Simpson - de 4 a 2 -, de um máximo de 5.

Apesar da perda de força, especialistas alertam que seu potencial destrutivo segue intacto.

De acordo com o NHC, "pouca mudança de força é esperada antes que o centro chegue à costa", algo que pode acontecer entre a tarde de sexta-feira e a manhã de sábado.

O furacão Florence "se aproximará das costas das Carolinas nesta quinta-feira" e "depois vai se mover sobre" a linha litorânea entre quinta e sexta-feira, indicou o NHC.