TEMAS GERAIS

Quarentena: cuidado redobrado com as crianças em casa

Nesse período pode aumentar a incidência de acidentes domésticos.

Em 06/05/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Dra Catarina Riva - Credito/Divulgacao

Dizem que criança em casa é bagunça na certa. Mas, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, a permanência dos pequenos dentro de suas residências virou sinônimo de cuidado. Aliás, com tanto tempo livre, haja cuidado! Nesse período pode aumentar a incidência de acidentes domésticos, como quedas que podem acabar em traumas dentais e prejudicar a saúde bucal. Nesse caso, alguns cuidados devem ser tomados.

COMPRE O PRESENTE DO DIA DAS MÃES ON-LINE

A dentista Catarina Riva defender que o ideal é os pais supervisionarem as brincadeiras dos filhos para evitar que aconteçam acidentes, mas se houver traumas dentais nem tudo está perdido.

“Quando ocorre lesões nessa área, o primeiro passo é lavá-las com soro fisiológico. Em caso de quebra ou perca total do dente, a recomendação é que o responsável guarde o fragmento do dente em um frasco com água ou leite e leve ao dentista com a criança, pois em alguns casos há a possibilidade de reimplante. Mas, como estamos em uma situação especial, o ideal é tentar entrar em contato com o dentista para que ele possa guiá-lo ”, aconselha.

A alimentação também pode ser alterada nesse período de reclusão e prejudicar a saúde bucal dos pequenos. Um sorvete, uma sobremesa não faz mal a ninguém, contudo é preciso ter cautela. De acordo com a dentista Catarina Riva, o excesso de doces pode ser prejudicial à gengiva e aos dentes, especialmente quando não há a devida higienização. Segundo Catarina, esse descuido pode até provocar o aparecimento de cáries.

“Existem diversas bactérias na boca que, ao se misturarem com açúcares  e restos de alimentos, formam a placa bacteriana. Quando essa placa não é removida pela escovação e uso do fio dental, ela acaba produzindo ácidos que irão corroer as primeiras camadas do dente, o que repetido muitas vezes, irá ocasionar em cáries”, revela a especialista.

Catarina Riva ainda comenta que o perigo está naqueles alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, como, por exemplo, bolo e balas de goma.

“A quantidade de açúcar não é necessariamente o vilão, mas sim os alimentos que ficam presos entre os dentes e o tempo de intervalo entre uma escovação e outra, porque quanto mais se demora para retirar esses alimentos da boca, mais propenso de ter cáries. Por isso, é necessário sempre lembrar às crianças da escovação. Se possível, acompanhá-las durante esse momento”, ressalta.

De toda a forma, é preciso ter muito cuidado para que os descuidos não prejudiquem os pequenos. Além de evitar alimentos muitos doces, manter a rotina de limpeza bucal é fundamental. ( Por Bruna Pereira - Com Foco Jornalismo)