TEMAS GERAIS

Racionamento é suspenso em bairros abastecidos pelo Rio Jucu.

Cesan vai suspender rodízio a partir do meio dia de sexta-feira (7).

Em 06/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O rodízio no abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Jucu vai ser suspenso a partir do meio dia desta sexta-feira (7). A medida abrange os municípios de Vila Velha e Viana, além da região que compreende a Ilha de Vitória e parte do município de Cariacica.

O anúncio foi feito pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) na manhã desta quinta-feira (6). O racionamento na Grande Vitória começou no dia 22 de setembro  porque os dois principais rios que abastecem a região metropolitana estão abaixo do limite considerado crítico.

Foram afetados 416 bairros, divididos em sete grupos, em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, além do bairro Praia Grande, em Fundão, uma população de 1,7 milhão de habitantes. A cada dia da semana um grupo de, pelo menos, 33 bairros tem o fornecimento de água suspenso por 24 horas.

A Cesan informou que o rodízio no abastecimento permanece sem alterações para a ára abastecida pelo Rio Santa Maria da Vitória, que compreende a parte continental de Vitória até as pontes da Passagem e de Camburi, todo o município da Serra, parte de Cariacica, além de Praia Grande, em Fundão.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu, Welter, explicou que a suspensão vai acontecer porque as condições do Rio Jucu melhoraram com as chuvas dos últimos dias.

"Monitoramos diariamente as condições dos mananciais e com as últimas chuvas, a expectativa de recuperação no Rio Jucu vem se confirmando, o que nos permite retomar o abastecimento para as localidades atendidas com a água coletada nesse rio", disse.

O alerta para economizar continua, já que a situação ainda é crítica. A Cesan explicou que o rodízio de água pode ser implantado de novo a qualquer momento.

Balanço
O rodízio de água desde o dia 22 de setembro já economizou 756 milhões de litros de água. Esse volume daria para abastecer o município da Serra por 17 dias ou 58 mil residências por um mês.

g1/Espirito Santo